2003/01/18/242

Data:
18/01/2003
Secretaria:
-
Orgão:
-
Tipo de Conteúdo:
CONCURSOS
Texto:
AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DE ERMELINO MATARAZZO - AHMREM
CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS E
FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA

EDITAL N° 001/2003

A AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DE ERMELINO MATARAZZO - AHMREM torna pública a abertura das inscrições, para o CONCURSO PÚBLICO, para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva, em regime de CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, para os empregos relacionados no Anexo I deste Edital, de acordo com as instruções especiais abaixo transcritas.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1. Os empregos, número de vagas, cadastro reserva, pré-requisitos, salários, formas de avaliação e taxas de inscrição são os estabelecidos no Anexo I do presente Edital e disponibilizados também na Internet no site: www.caipimes.com.br.
2. O telefone (0xx11) 4224-4834 estará à disposição dos interessados para o esclarecimento de eventuais dúvidas, até a divulgação do resultado final do Concurso, operando em horário comercial.
3. O concurso público tem validade por 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua homologação. Os candidatos aprovados poderão ser admitidos para os empregos existentes, para os que forem criados de acordo com a legislação específica e para os que se vagarem durante o prazo de validade do concurso, sob o regime da C.L.T.
4. O período de validade estabelecido para este Concurso Público não gera obrigatoriedade para a AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DE ERMELINO MATARAZZO - AHMREM de aproveitar, neste período, todos os candidatos classificados. O aproveitamento dos classificados reger-se-á, exclusivamente, pelos procedimentos vigentes na AHMREM.
4.1. O cadastro reserva, formado por candidatos excedentes à disponibilidade de vagas atuais, assegurará aos candidatos que dele fizerem parte, prioridade na contratação futura, decorrente da existência de vagas para os empregos colocados em concurso, no período de sua validade.
5. As provas serão realizadas na Região da Grande São Paulo.

II - DAS INSCRIÇÕES
6.As inscrições serão recebidas no período de 22 de janeiro a 4 de fevereiro de 2003, via Internet através do site www.caipimes.com.br e, exclusivamente, nas seguintes agências do Banespa S/A, na cidade de São Paulo, durante o horário de expediente bancário:

a) Agência 005 - BRAS (SAO PAULO) - AV: RANGEL PESTANA, 2252
b) Agência 107 - PENHA(SAO PAULO) - RUA: DR JOAO RIBEIRO, 194
c) Agência 114 - CAMBUCI(SAO PAULO) - AV: LINS DE VASCONCELOS, 128
d) Agência 150 - CARRAO(SAO PAULO) - AV: CONSELHEIRO CARRAO, 1733/1741/1749
e) Agência 167 - TATUAPE(SAO PAULO) - AV: CELSO GARCIA, 3863
f) Agência 670 - ITAQUERA - RUA: VICTORIO SANTIN, 95
g) Agência 564 - SÃO MIGUEL PAULISTA - PRACA: PADRE ALEIXO MONTEIRO MAFRA, 30
h) Agência 652 - ARTUR ALVIM(SAO PAULO) - RUA: MACIEL MONTEIRO, 297
i) Agência 696 - ITAIM PAULISTA(SAO PAULO) - AV: MAL TITO, 4712
j) Agência 350 - ITAQUAQUECETUBA - RUA: CAP JOSE LEITE, 70
k) Agência 577 - SAO MATEUS(SAO PAULO) - AV: MATEO BEI, 3286
l) Agência 110 - SANTO ANDRE - RUA: SENADOR FLAQUER, 305
m) Agência 109- SAO CAETANO DO SUL(CENTRO) - RUA: RIO GRANDE DO SUL, 247
n) Agência 319 - PATRIARCA(SAO PAULO) - VIADUTO DO CHA, 15
o) Agência 243 - VINTE E QUATRO DE MAIO(SAO PAULO) - RUA: 24 DE MAIO, 224
p) Agência 145 - SAO JOAO(SAO PAULO) - AV: DUQUE DE CAXIAS, 200
q) Agência 205 - RIO BRANCO(SAO PAULO) - AV: RIO BRANCO, 408/426
r) Agência 660 - FERRAZ DE VASCONCELOS - AV: XV DE NOVEMBRO, 81/85

7. Para inscrever-se o interessado deverá:
7.1. No caso de Inscrição via Internet:
7.1.1. Consultar o Manual do Candidato no site www.caipimes.com.br, preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto bancário.
7.1.2. Pagar a taxa de inscrição, nos termos do Edital que rege o Concurso, na rede bancária integrada de compensação, seguindo as instruções do site.
7.1.3. A inscrição via Internet, se confirmada, desobriga o candidato de entregar a Ficha de Inscrição nas agências bancárias credenciadas receptoras.
7.2. No caso de Inscrição na rede bancária:
7.2.1. Retirar, nas agências do Banespa S/A identificadas no item anterior, o Manual do Candidato contendo o Edital do processo seletivo e Ficha de Inscrição para pagamento da taxa de inscrição, portando Cédula de Identidade - RG, ou outro documento legal de identificação com foto, preencher a Ficha de Inscrição e pagar a taxa na rede bancária de compensação, de acordo com o Anexo I do presente Edital.
7.2.2. Entregar, obrigatoriamente, a Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, ao caixa, para fins de validação. O candidato que, mesmo efetuando o pagamento da taxa de inscrição, não entregar a Ficha de Inscrição ao caixa recebedor da taxa, não terá sua inscrição validada e não poderá participar do Concurso.
7.2.3. O candidato deverá manter em seu poder o comprovante de inscrição devidamente autenticado.
7.3. O pagamento da importância poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato.
7.4. Poderá inscrever-se para mais de uma opção, devendo recolher o valor correspondente a cada inscrição a ser realizada.
7.4.1. Como as provas serão realizadas na mesma data, o IMES promoverá condições de realização que atendam aos interesses dos candidatos que se inscreverem para mais de uma opção, em locais, horários e condições que serão explicitados no Edital de Convocação para as Provas e no Cartão de Convocação do Candidato.
7.5. O candidato não poderá, em hipótese alguma, requerer devolução da importância paga e/ou alteração do código referente a opção a que estiver se candidatando, mesmo que, posteriormente, seja constatado erro por parte do candidato, ao registrar o código da opção desejada.
7.6. O candidato deverá, no caso de inscrição por procuração, apresentar o instrumento de mandado, o documento de identidade do procurador e o pagamento da taxa de inscrição. Será exigida uma procuração para cada candidato no ato da inscrição, a qual ficará retida.
7.6.1. O candidato e o respectivo procurador respondem, civil e criminalmente, pelas informações prestadas na ficha de inscrição.
7.7. O candidato fará sua inscrição por códigos indicativos da opção de emprego, conforme Anexo
7.8 A opção para assumir, ou não, a vaga oferecida será sempre do candidato convocado.
7.9 O candidato convocado que não se interessar pela vaga oferecida continuará compondo a lista de candidatos classificados, passando para o último lugar na lista de classificação, na expectativa de vaga e de eventual convocação para a unidade de seu interesse, durante o prazo de validade do Concurso.
8. O preenchimento correto da Ficha de Inscrição, assim como sua devolução na Agência Bancária receptora de Inscrição, será de total responsabilidade do candidato ou de seu procurador.
9. O candidato ao se inscrever, estará declarando, sob as penas da Lei, satisfazer as seguintes condições:
a)Estar de acordo tácita e integralmente com as condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas das quais não poderá alegar desconhecimento;
b)Ser brasileiro nato ou naturalizado. Se estrangeiro, deverá comprovar a situação regular e permanente no território nacional, nos termos e atendidas as exigências contidas na legislação federal pertinente;
c)Estar no gozo dos seus direitos políticos;
d)Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data do encerramento das inscrições;
e)Quando do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar;
f)Não estar incurso na condição de acumulação ilícita de cargos públicos;
g)Não estar respondendo processo administrativo, na Prefeitura Municipal de São Paulo;
h)Não ter sido demitido por justa causa
i)Atender aos requisitos solicitados para o provimento dos empregos, de acordo com o Anexo I do presente Edital.
10. No ato da inscrição NÃO serão solicitados comprovantes dos requisitos legais contidos no Anexo I deste Edital e das exigências contidas no item 9 deste capítulo. No entanto, será automaticamente eliminado do cadastro de candidatos inscritos o candidato que não os apresentar no ato da admissão, na AHMREM, sendo declarada nula a sua inscrição e todos os atos dela decorrentes.
11. Não serão aceitas inscrições por via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea. Verificando-se, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, será ela cancelada.

III - DAS UNIDADES DE TRABALHO
12. Conforme item 7.7., os candidatos estarão se inscrevendo para o exercício de suas atividades, se classificados e convocados, em qualquer uma das sete unidades da AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DE ERMELINO MATARAZZO, ou para sua sede.
12.1. A AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DE ERMELINO MATARAZZO - AHMREM determinará o local de trabalho do candidato classificado, obedecidas rigorosamente a lista de Classificação Final e as determinações contidas nos itens 7.7, 7.8 e 7.9 deste Edital.
12.2. Os locais de exercício de atividades são os seguintes:
- Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto - Alameda Rodrigo de Brun, 1989 - Ermelino Matarazzo
- Hospital Municipal Prof. Waldomiro de Paula - Rua Augusto Carlos Baumann, 1074 - Itaquera
- Hospital Municipal Tide Setúbal - Rua Dr. José Guilherme Eiras, 123 - São Miguel Paulista
- Pronto Atendimento Dr. Atualpa Girão Rabelo - Rua Ilha do Arvoredo, 10 - Vila Morgadouro
- Pronto Atendimento Drª Glória Rodrigues Santos Bonfim - Alameda dos Metalúrgicos, 2820 - Cidade Tiradentes
- Pronto Atendimento São Mateus II - Rua Maestro João Balan, 88 - São Mateus
- Pronto Socorro Municipal Julio Tupy - Rua Serra da Queimada, 800 - Pq. Guaianazes
- Sede da Autarquia - Av. Pires do Rio, 191 - São Miguel Paulista

IV - DAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS
13. A avaliação será realizada com base nos instrumentos identificados no Anexo I, de acordo com as exigências dos respectivos empregos: prova objetiva de conhecimentos básicos, prova objetiva de conhecimentos específicos, prova prática e/ou prova situacional.
13.1 O conteúdo programático relativo às provas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos, conhecimentos básicos de informática e informações relativas às provas práticas, fazem parte integrante deste Edital (Anexo II).
14. As provas constantes da 1ª fase (conhecimentos básicos, conhecimentos específicos ou prova prática) serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo eliminatórias e classificatórias.
14.1. A prova prática destina-se a avaliar a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade na execução das tarefas típicas do emprego. Será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, tendo caráter eliminatório e classificatório, de acordo com as determinações do Anexo II.
15. Os candidatos serão avaliados e classificados pelo critério de tratamento estatístico dos pontos obtidos nas respectivas provas e fases e a lista de classificação final será resultante da aplicação do critério de Nota de Corte.
15.1. As Provas, em suas respectivas fases, serão estatisticamente avaliadas de acordo com o desempenho do grupo de cada opção a ela submetida. Considera-se grupo o total de candidatos inscritos em cada opção, presentes à prova.
15.1.1. Na avaliação das respectivas provas será utilizado o escore padronizado com média igual a 50 (cinqüenta) e desvio padrão igual a 10 (dez).
15.1.2. A nota da prova de cada candidato resultará da diferença entre o escore bruto e a média do grupo da opção, dividida pelo desvio padrão da distribuição, multiplicada por 10 (dez) e acrescida de 50 (cinqüenta).
15.1.3. O escore bruto corresponde ao número de acertos que o candidato obtém na prova.
15.1.4. A padronização das notas de cada prova tem por finalidade avaliar o desempenho do candidato em relação aos demais em cada opção. Na avaliação da prova, o programa de computação eletrônica:
·conta o total de acertos de cada candidato na prova;
·calcula a média e o desvio padrão, dos acertos de todos os candidatos de cada opção presentes à prova;
·transforma o total de acertos de cada candidato em nota padronizada, para isso, calcula a diferença entre o total de acertos da prova e a média de acertos do grupo, divide pelo desvio padrão, multiplica o resultado por 10 (dez) e soma 50 (cinqüenta)
_
(A - X)
EP = x 10 + 50
s

15.1.5 A aplicação dos critérios de avaliação previstos neste item (avaliação estatística e nota de corte) será realizada da seguinte forma:
15.1.5.1. Os candidatos serão listados por ordem decrescente do valor da nota obtida em cada fase, de acordo com cada Opção.
15.1.5.2. A definição da quantidade de candidatos que comporá cada lista se dará pela somatória do número de vagas e do número de cadastro, conforme segue:
- Empregos que exigirem fase única de avaliação:
até o limite da somatória do número de vagas e cadastro reserva,
- Empregos que exigirem duas fases de avaliação:
1ª fase: até o limite de duas vezes a somatória,
2ª fase: até o limite da somatória.
- Empregos que exigirem três fases de avaliação:
1ª fase: até o limite de três vezes a somatória,
2ª fase: até o limite de duas vezes a somatória,
3ª fase: até o limite da somatória.

V - DA FORMA DE AVALIAÇÃO DA PROVA PRÁTICA
16. A Prova Prática estará alicerçada, para os empregos que a exigirem de acordo com o Anexo I, com as atribuições de cada um deles. O Conteúdo programático da Prova Prática está identificado no Anexo II.
16.1. A Prova Prática será eliminatória e classificatória e será escalonada, para efeito de pontuação, de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

VI - DOS PROCEDIMENTOS
17. As provas serão realizadas na Região da Grande São Paulo, em locais, datas e horários a serem comunicados oportunamente por meio de publicação dos competentes Editais de convocação no Diário Oficial do Município de São Paulo e Cartões de Convocação que serão encaminhados pelo Correio.
17.1. O envio dos Cartões tem caráter auxiliar na informação do candidato, não sendo aceita a alegação de não recebimento como justificativa de ausência ou de comparecimento em data, local ou horários incorretos, uma vez que a comunicação oficial dar-se-á através dos editais publicados no Diário Oficial do Município de São Paulo (DOM) e o candidato poderá ter ciência do local das provas, também, através do site www.caipimes.com.br e das publicações no DOM (site: www.imprensaoficial.com.br).
18. Não serão admitidas solicitações, anteriores ou posteriores, de aplicação de provas em local, dia e horário fora dos pré-estabelecidos.
19. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula Oficial de Identidade ou Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de Certificado de Reservista. Como não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas. O documento deverá estar em perfeito estado de conservação, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.
20. O candidato deverá comparecer ao local da prova pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munido de cartão de identificação (comprovante de inscrição) e de um dos documentos citados no item anterior, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto n° 2 e borracha.
21. O candidato só poderá se ausentar do recinto de provas após 30 (trinta) minutos do início das mesmas. Em casos especiais, será acompanhado pelo fiscal.
22. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.
23. O candidato deverá assinalar suas respostas, na Folha de Respostas Definitiva, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, assinando-a.
24. Não serão computadas questões não assinaladas ou assinaladas a lápis ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.
25. Será excluído do Concurso o candidato que:
a) apresentar-se após o horário estabelecido ou em local diferente do designado;
b) não comparecer à prova seja qual for o motivo alegado;
c) não apresentar o documento de identidade exigido;
d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorridos 30 (trinta) minutos do início das provas;
e) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora;
f) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;
g) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;
h) não devolver integralmente o material recebido, exceto a Folha de Respostas Intermediária;
i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
j) agir com descortesia em relação aos examinadores e seus auxiliares ou autoridades presentes.
26. O candidato ao terminar a prova entregará ao fiscal, seu caderno de questões, recebendo, neste ato, a Folha de Respostas Definitiva para transposição das respostas.
26.1. A Folha de Respostas Intermediária ficará em poder do candidato para posterior conferência do gabarito.
27. Em hipótese alguma haverá segunda chamada, vista, revisão de provas ou de resultados, em quaisquer das formas de avaliação, nas diferentes fases do concurso público, seja qual for o motivo alegado.
28. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, o IMES não fornecerá exemplares dos cadernos de questões a candidatos ou a Instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Concurso.

VII - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS, DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO
29. Não serão divulgados resultados parciais para os empregos que exigirem duas ou três fases de avaliação e os candidatos habilitados para a realização da Segunda Fase ou da Terceira Fase, quando houver, serão convocados através de listas organizadas por ordem alfabética, publicadas no Diário Oficial do Município de São Paulo e divulgadas pela internet (www.caipimes .com.br) e pelo envio, pelo Correio, do Cartão de Convocação para realização das provas da Segunda Fase.
30. A nota final do candidato classificado será igual à soma total de pontos obtidos nas provas, em suas diferentes modalidades.
31. A classificação será única para cada emprego codificado.
32. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota final, em lista de classificação para cada opção.
32.1 O número de vagas para Médico está estabelecido por especialidade.

VIII - CRITÉRIO DE DESEMPATE
33. Na hipótese de igualdade de nota final, constituem-se, sucessivamente, critérios de desempate:
a) maior nota na primeira fase (prova escrita objetiva);
b) maior nota na segunda fase (prova prática);
c) maior idade.

IX - DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
34. Em caso de irregularidade substancial insanável relativa aos atos do concurso público, caberá recurso que deverá ser dirigido à Superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal Regional de Ermelino Matarazzo , à Av. Pires do Rio, 191 - São Miguel Paulista - São Paulo, no Departamento de Gestão de Pessoal, mediante protocolo.
35. O prazo de interposição de recurso será de 48 (quarenta e oito) horas após a realização de cada etapa e da divulgação dos respectivos resultados no Diário Oficial do Municiípio, tendo como termo inicial o 1° dia útil subseqüente.
36. O recurso deverá estar devidamente fundamentado, constando o nome do candidato, número de inscrição, emprego a qual se candidatou e endereço para correspondência.
36.1 O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo considerada, para tanto, a data do protocolo.
37. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso da AHMREM.

X - DA ADMISSÃO
38. A admissão obedecerá rigorosamente a classificação obtida pelo candidato que será integrante de lista final de classificação.
38.1. A convocação para a contratação será feita através do Diário Oficial do Município de São Paulo, sendo considerado desistente o candidato que não comparecer à AHMREM, munido de toda documentação para a admissão, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.
39. A admissão do candidato decorrerá da assinatura de Contrato Individual de Trabalho com a AHMREM, o qual reger-se-á pelos preceitos da Consolidação das Leis de Trabalho - C.L.T., não gerando, portanto, estabilidade ou direitos correlatos, assegurados aos servidores públicos municipais, regidos pela Lei 8.989 de 29/10/79.
40. A aprovação no Concurso Público não significa imediata admissão do candidato aprovado, a qual só será efetivada segundo os critérios de conveniência e oportunidade da AHMREM, em decorrência de condições técnicas de trabalho e disponibilidade orçamentária.
41. A contratação será em caráter experimental, pelo período de 45 (Quarenta e cinco) dias, prorrogável por mais 45 (Quarenta e cinco) dias, ao término do qual, mediante resultado positivo de avaliação do período de experiência, o contrato poderá ou não se converter automaticamente em prazo indeterminado.
42. A admissão dos candidatos, ficará condicionada à classificação em todas as fases do concurso público e, por ocasião do processo de admissão, à apresentação dos seguintes documentos - ORIGINAIS E CÓPIAS:
42.1. Carteira de Trabalho e Previdência Social;
42.2. Cédula de Identidade;
42.3. Título de Eleitor e dois últimos comprovantes de votação da última eleição ou respectiva(s) justificativa(s);
42.4. Comprovante de Pessoas Físicas -CPF;
42.5. Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP;
42.6. Certificado de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar constando dispensa;
42.7. Se casado, Certidão de Casamento;
42.8. Certidão de Nascimento de filhos menores de 21 anos;
42.9. Caderneta de Vacinação de filhos menores de 14 anos;
42.10. Comprovante de escolaridade, de acordo com os requisitos legais, para cada cargo, destacados no anexo I;
42.11. Registro do respectivo Conselho Profissional, no caso de ser requisito legal, para o cargo, de acordo com o anexo I;
42.12. Anuidade quitada do exercício em curso do Conselho Profissional, conforme item anterior;
42.13. No caso dos médicos, título de especialista, consoante a especialidade médica escolhida na Inscrição;
42.14. Comprovante de Residência (conta de água, telefone ou energia elétrica);
42.15. Comprovante da faculdade para filhos universitários que tenham entre 18 e 24 anos;
42.16. Comprovante da última Contribuição Sindical para profissionais liberais, bem como comprovante de quitação da anuidade;
42.17. Carimbo na Carteira de Trabalho e Previdência Social INSS, designando dependência do pai, mãe ou da companheira;
42.18. Termo de guarda e certidão de nascimento do filho menor que estiver sob tutela;
42.19. Comprovante de Rendimentos (Imposto de Renda);
42.20. Para o candidato que já tenha sido servidor de qualquer órgão público, será exigida a comprovação de que não está impedido de exercer função pública,
42.21. Duas fotos 3x4, coloridas e recentes.
43. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no concurso público, valendo para esse fim, a homologação.
44. O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço junto à AHMREM, durante o período de validade do concurso público.
45. Os candidatos que atenderem à convocação para a admissão e recusarem-se ao preenchimento de vaga, serão excluídos do cadastro, sendo o fato formalizado em Termo de Desistência.
46. Por ocasião da admissão, o candidato será submetido a exame médico e, quando houver necessidade, a exames laboratoriais de caráter eliminatório, para avaliação de sua saúde física e mental.
47. A inscrição do candidato implicará na tácita e integral aceitação das condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas, das quais não poderá alegar desconhecimento.

XI - CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
48. De acordo com a legislação pertinente, serão destinados 5% dos empregos vagos a portadores de deficiência compatível com o exercício do emprego, desprezadas as frações menores que 5 (cinco).
48.1. Na hipótese de não ocorrer classificação de candidato portador de deficiência para ocupar vaga destinada para essa finalidade, a mesma será preenchida por candidato classificado na Lista Geral de Classificação Final.
49. Os candidatos portadores de deficiência deverão declarar, quando da inscrição, serem portadores de deficiência, especificando-a na própria ficha, e submeterem-se, quando convocados, a perícia médica a ser realizada por profissional de saúde da AHMREM e que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício do emprego.
49.1. Consideram-se deficiências aquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos.
49.2. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção.
50. As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, horário e local de realização das provas.
51. O candidato portador de deficiência, ou aquele que necessitar de condições especiais para a realização da prova, deverá solicitá-la, na própria ficha de inscrição disponível no posto de inscrição, no período de realização das inscrições.
52. O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, na ficha de inscrição, a confecção de prova em Braile ou Ampliada especificando o tipo de deficiência e a(s) opção(ões) em que se inscreveu.
52.1. O candidato que não solicitar a prova especial no prazo mencionado não terá a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitado de realizar a prova.
52.2. Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente a corpo 24.
53. Obedecido os critérios estabelecidos neste capítulo, o candidato que se inscreveu como deficiente e que obteve classificação terá prioridade para admissão, obrigando-se para tal, requerer junto à AHMREM, exame médico nos termos do item 48 no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas da publicação da lista final de classificação.
53.1. O não cumprimento do que dispõe o "caput" deste item, por parte do candidato, desobriga a AHMREM a lhe conceder a prioridade para admissão.

XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
54. A inexatidão das afirmativas contidas em documentos apresentados, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do concurso público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.
55. Os atos relativos ao concurso público serão publicados, na íntegra, no Diário Oficial do Município de São Paulo, não se aceitando justificativa para o desconhecimento dos prazos neles assinalados.
56. À AHMREM é facultada a homologação parcial ou total do concurso público.
57. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação do concurso público e não se caracterizando óbice administrativo ou legal, é facultado a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se, entretanto, pelo período de validade do concurso público, os registros eletrônicos a eles referentes.
58. À AHMREM é facultada a anulação parcial ou total do Concurso Público, antes de sua homologação, se constatada irregularidade substancial insanável.

XIII - CRONOGRAMA PREVISTO
Atividade Período ou data previstos
Período de Recebimento das Inscrições 22 de janaeiro a 4 de fevereiro de 2003
Realização da Primeira Fase (Prova Objetiva) 23 de fevereiro de 2003
Publicação do Gabarito da Prova Objetiva, divulgação do resultado da Primeira Fase (Prova Objetiva) e Convocação para realização da Segunda Fase (Prova Prática) : 07 de março de 2003
Realização da Segunda Fase (Prova Prática) 16 de março de 2003.
Divulgação dos Resultados Finais Até 31 de março de 2003

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DE ERMELINO MATARAZZO - AHMREM

ANEXO I - EMPREGOS NÍVEL UNIVERSITÁRIO
(Ensino Superior - Registro no Órgão de Classe)


Cod Denominação do Emprego Vagas Cadastro Reserva Salário Local de Trabalho Jornada (Horas semanais) Forma de Avaliação Taxa de Inscrição
201 Administrador Hospitalar 4 8 1.347,05 Sede / Hospitais 40 CE 35,00
202 Assistente Social 12 24 1.347,05 Sede / Hospitais / Pronto Socorros 40 CE 35,00
203 Bibliotecário 1 3 1.347,05 Hospitais 40 CE 35,00
204 Contador 1 3 1.347,05 Sede 40 CE 35,00
205 Enfermeiro 54 162 1.010,31 Hospitais / Pronto Socorros 30 CE 35,00
206 Engenheiro 1 3 1.468,32 Sede / Hospitais / Pronto Socorros 40 CE 35,00
207 Engenheiro Elétrico 1 3 1.468,32 Sede / Hospitais / Pronto Socorros 40 CE 35,00
208 Farmacêutico 10 20 1.347,05 Sede / Hospitais / Pronto Socorros 40 CE 35,00
209 Fisioterapeuta 9 18 1.010,31 Hospitais 30 CE 35,00
210 Fonoaudiólogo 4 8 1.347,05 Hospitais 40 CE 35,00
211 Médico - Anatomia Patológica 1 2 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
212 Médico - Anestesia 33 66 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
213 Médico - Cirurgia Geral 20 40 * Hospitais / Pronto Socorros 12/20/24 CE 35,00
214 Médico Neurocirurgia 5 10 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
215 Médico - Cirurgia Pediátrica 3 6 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
216 Médico - Cirurgia Vascular 5 10 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
217 Médico - Clínica Médica 142 284 * Hospitais / Pronto Socorros 12/20/24 CE 35,00
218 Médico - Endoscopia 3 9 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
219 Médico - Fisiatria 1 3 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
220 Médico - Hemoterapia 1 3 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
221 Médico - Infectologia 3 6 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
222 Médico - Intensivista Adulto 19 38 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
223 Médico - Intensivista Pediátrico 12 24 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
224 Médico - Neurologia 5 10 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
225 Médico - Ortopedia e Traumatologia 46 92 * Hospitais / Pronto Socorros 12/20/24 CE 35,00
226 Médico - Pediatria 114 228 * Hospitais / Pronto Socorros 12/20/24 CE 35,00
227 Médico - Pediatria Neonatologia 38 76 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
228 Médico - Psiquiatria 7 14 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
229 Médico - Radiologia Ultrassonografia 4 8 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
230 Médico - Saúde Pública 1 3 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
231 Médico do Trabalho 1 3 * Sede/Hospitais/Pronto Socorros 12/20/24 CE 35,00
232 Médico - Tocoginecologia 11 22 * Hospitais 12/20/24 CE 35,00
233 Nutricionista 1 3 1.347,05 Sede 40 CE 35,00
234 Pedagogo 2 4 1.347,05 Sede / Hospitais 40 CE 35,00
235 Psicólogo 12 24 1.347,05 Sede / Hospitais 40 CE 35,00
236 Sociólogo 1 3 1.347,05 Sede 40 CE 35,00
237 Terapeuta Ocupacional 6 12 1.010,31 Hospitais 30 CE 35,00

ANEXO I - EMPREGOS NÍVEL MÉDIO
(Ensino Médio completo)


Cód Denominação do Emprego (Nível Médio) Nº Vagas Cadastro Reserva Salário Local de Trabalho Jornada (Horas semanais) Forma de Avaliação Taxa de Inscrição
238 Auxiliar de Enfermagem 27 60 492,32 Hospitais /Pronto Socorros 30 CE 20,00
239 Auxiliar Técnico Administrativo - Área Administração Geral 401 802 422,06 Sede/Hospitais/ Pronto Socorros 40 CB / PP 20,00
240 Auxiliar Técnico de Saúde - Área Eletrocargiografia 10 20 422,06 Hospitais /Pronto Socorros 40 CB / CE / PP 20,00
241 Técnico de Saúde - Área Farmácia 43 86 492,32 Hospitais /Pronto Socorros 40 CE 20,00

ANEXO I - EMPREGOS NÍVEL OPERACIONAL
(4ª Série completa do Ensino Fundamental, para os empregos de Motorista, CNH Categoria mínima exigida: D)


Cód Denominação do Emprego (Nível Operacional) Nº Vagas Cadastro Reserva Salário Local de Trabalho Jornada (Horas semanais) Forma de Avaliação Taxa de Inscrição
242 Agente da Administração - Área Armazém 10 20 238,24 Hospitais / Pronto Socorros 40 CB / PP 10,00
243 Auxiliar de Apoio Administrativo - Área Telefonia 27 54 317,11 Hospitais / Pronto Socorros 30 CB / PS / PP 10,00
244 Motorista 20 40 317,11 Sede / Hospitais / Pronto Socorros 40 CB / PP 10,00
245 Ascensorista 29 58 196,56 Hospitais 30 CB / PP 10,00

LEGENDA:
CB - Prova de Conhecimentos Básicos (Português e Matemática)
CE - Prova de Conhecimentos Específicos
PP - Prova Prática
PS - Prova Situacional

- ADMINISTRADOR HOSPITALAR
- BIBLIOTECÁRIO
- CONTADOR
- ENGENHEIRO
- ENGENHEIRO ELÉTRICO
- PEDAGOGO
- SOCIÓLOGO

ASSISTENTE SOCIAL

*Os profissionais terão direito a gratificação especial de Serviço Social na Saúde, que não serão incorporados ao salário.

ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO, TERAPEUTA OCUPACIONAL .
*Os profissionais terão direito a gratificação especial de regime de plantão (se plantonista) ou a gratificação especial de serviços assistenciais em saúde (se diarista), que não serão incorporados ao salário.

ENFERMEIRO, FISIOTERAPEUTA, TERAPEUTA OCUPACIONAL - Plantão Semana R$ 85,87 - Fim de Semana R$ 146,49
FARMACÊUTICO, FONOAUDIÓLOGO, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO - Plantão Semana R$ 114,49 - Fim de Semana R$ 195,32

*MÉDICO
Os médicos poderão atuar em regime de PLANTÃO ou como DIARISTA:
Salário Base (R$)
1) Plantonista, Jornada Semanal de 24 horas R$ 960,26
2) Plantonista, Jornada Semanal de 12 horas R$ 480,13
3) Diarista, Jornada Semanal de 20 horas R$ 800,24
Os profissionais, terão direito à gratificação especial de regime de plantão (se plantonista), ou à gratificação especial de serviços assistenciais em saúde (se diarista), que não serão incorporadas ao salário.
Plantão Semana R$ 136,04
Plantão Fim de Semana R$ 236,06

AUXILIAR DE ENFERMAGEM, AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO - Área de ELETROCARDIOGRAFIA, TÉCNICO DE SAÚDE - Área de Farmácia
Os profissionais, terão direito à gratificação especial de regime de plantão (se plantonista), ou à gratificação especial de serviços assistenciais em saúde (se diaristas), que não serão incorporadas ao salário.
Auxiliar de Enfermagem - Plantão Semana R$ 41,84
- Plantão Fim de Semana R$ 71,38
Auxiliar Técnico Administrativo - Área de Eletrocardiografia - Plantão Semana R$ 35,86
- Plantão Fim de Semana R$ 61,19
Técnico de Saúde - Área Farmácia - Plantão Semana R$ 41,84
Plantão Fim de Semana - R$ 71,38

AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO - ÁREA ADMINISTRAÇÃO GERAL
O piso salarial para estas categorias é de R$ 500,00, conforme Lei 13.253, de 27/12/01.

AGENTE DA ADMINISTRAÇÃO - Área Armazenagem, ASCENSORISTA, AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO - Área Telefonia e MOTORISTA
O piso salarial para as categorias de nível operacional, (Agente da Administração - Área Armazenagem, Motorista), jornada de 40 horas semanais, é de RS 400,00, conforme Lei 13.253, de 27/12/01.
No caso de Ascensorista e Auxiliar de Apoio Administrativo - Área Telefonia, jornada de 30 horas semanais, a remuneração será calculada proporcionalmente à respectiva jornada de trabalho.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
As jornadas de trabalho semanais dos cargos destacados neste anexo são de 40 horas, exceto Enfermeiro, Fisioterapeuta, Auxiliar de Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar de Apoio Administrativo - Área Telefonia e Médicos, cuja carga horária está destacada acima.
Os cargos destacados no Anexo I terão direito à:
-Adicional noturno, para os cargos cujo exercício exija tais pagamentos;
-Adicional de insalubridade, para os candidatos que escolherem Hospitais e Pronto Socorros;
-Vale Transporte, para os candidatos que fizerem esta opção;
- Gratificação de Difícil Acesso.

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ADMINISTRADOR HOSPITALAR

Organização e Administração Hospitalar. Fundamentos de Administração de Serviços Médico-Hospitalares . Prática de custos e desempenho hospitalar. Faturamento hospitalar. Gestão hospitalar em seus aspectos globais e específicos. Visão sistêmica da organização. Sistema de informações gerenciais. Documentação Médica. Transporte. Administração de lavanderia hospitalar Noções de Infecção Hospitalar. Limpeza. Manutenção. Nutrição. Serviços meios e de apoio. Arquivo Médico Estatístico. Arquitetura Hospitalar Ética Profissional e SUS (princípios e diretrizes). Informática (Windows, Word, Excel, Internet, Correio Eletrônico).

ASSISTENTE SOCIAL
Teoria do Serviço social. Metodologia de atuação nos campos. Assistência pública. Família e serviços. Encaminhamento das questões sociais: desigualdade, exclusão, violência doméstica. Assessoria em planejamento, pesquisa, supervisão e administração em serviço social. Serviço social do Trabalho. Políticas sociais do Brasil. Legislação pertinente (LOAS e ECA). Ética Profissional e SUS (princípios e diretrizes).

BIBLIOTECÁRIO
Noções básicas e aplicação do Anglo American Cataloguing Rules (AACR2). Catálogos e fichas catalográficas: principais tipos e sua utilização nas bibliotecas. Classificação: CDD - Classificação Decimal de Dewey, Classificação decimal Universal. Informática aplicada à Biblioteconomia. Novas tecnologias de informação: Internet. Normalização Bibliográfica: aplicação da NB-6023/89 (ABNT) e, livros e periódicos. Noções básicas de desenvolvimento de coleções. Setor de referência. Marketing em biblioteca. Biblioteca Pública: missão, papel e espaço cultural. Biblioteca Pública: incentivo à leitura. Ética Profissional e SUS (princípios e diretrizes).

CONTADOR
Classificação Orçamentária. Estruturação Orçamentária. Princípios orçamentários, programação financeira de desembolso (Orçamento de Caixa). Execução Orçamentária. Balancetes, balanço, relatórios e prestação de contas. Contabilidade Pública (conhecer a Lei 4.320 / e Lei de Responsabilidade Fiscal - lei complementar 101/2000). Estatística. Conhecimento na área de pessoal, folha de pagamento e legislação trabalhista. Conhecimentos de gerência de RH. Ética Profissional e SUS (princípios e diretrizes).

ENFERMEIRO
Conhecimentos de: Anatomia, fisiologia, microbiologia, embriologia, farmacologia, imunologia. Administração do serviço de enfermagem: características, objetivos, planejamento, organização, liderança, controle, avaliação e treinamento em serviço. Assistência à mulher: da reprodução humana ao trabalho de parto e puerpério. Assistência à criança: recém-nascido normal, prematuro e de alto risco, puericultura, controle de crescimento e desenvolvimento. Assistência à portadores de problemas clínicos e cirúrgicos. Centro Cirúrgico e Centro Cirúrgico e Obstetrícia. Assistência ao idoso: cuidados durante a internação, admissão e alta. Assistência em psiquiatria. Assistência nas doenças crônico-degenerativas, à saúde do trabalhador (noções sobre doenças ocupacionais). Assistência nas urgências e emergências: primeiros socorros, hemorragias, choques, traumatismos. Desinfecção e esterilização: conceitos, procedimentos, materiais e soluções utilizadas, cuidados, tipos de esterilização, indicações. Lei do exercício profissional. Política de saúde. Legislação do SUS (princípios e diretrizes). Cálculos matemáticos de dosagem de medicamentos. Ética profissional.
Noções: Enfermagem em Saúde Pública: doenças transmissíveis, DSTs, medidas preventivas. Imunização: rede de frio, tipos de vacinas, conservação e armazenamento, validade, dose e via de administração, esquema de vacinação do Ministério da Saúde. Código de Deontologia.

ENGENHEIRO
Programa de engenharia; Sistemas de informação hospitalar; Programa de segurança hospitalar; Procedimentos para aquisição; Programas de controle e manutenção de equipamentos; Instalações; Gerenciamento e supervisão; Controle e comunicação; Semiologia; Nominamédica; Fundamentos de transdução e instrumentação médica; Equipamentos para monitoração; Equipamentos para diagnóstico e terapia / apoio; Ética profissional; Arquitetura hospitalar; Estrutura do sistema de saúde; Estrutura do sistema hospitalar. SUS - princípios e diretrizes.
Caldeiras, Instalações Elétricas, Motores Elétricos, Motores de Combustão Interna, Bombas de Sucção e Recalque, Hidráulica, Eletrônica e Alvenaria.
Noções de: Anatomia e fisiologia do corpo humano; Regulação corporal.

ENGENHEIRO ELÉTRICO
Dimensionamento de cabos e fiação. Conceitos básicos de informática - sistema operacional (Windows) e aplicativos (Word e Excel). Cálculo de instalações elétricas prediais. Painéis de controle elétrico. Monitoramento e controle de energia elétrica. Monitoração. Conhecimento das normas técnicas em instalações elétricas. Circuitos analógicos e digitais. Circuitos elétricos monofásicos e polifásicos. Correção de fator de potência. Microcontroladores. CAD (Computer Aided Design). Modelagem e projeto de circuitos virtuais com simuladores tipo Wokbech. Conhecimento em processos controlados por sistema de aquisição de dados (data acquisition). Ética profissional. SUS - princípios e diretrizes.

FARMACÊUTICO
Organização de Almoxarifados, avaliação da área física e condições adequadas de armazenamento. Controle de estoques de medicamentos e material de consumo. Padronização dos itens de consumo. Sistema de compra. Sistema de dispensação de medicamentos e materiais de consumo. Sistema de distribuição de medicamentos. Farmacologia. Conceitos: SUS, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica. Política de medicamentos - legislação para o setor farmacêutico. Educação em saúde - noções básicas. Estrutura física e organizacional e funções da Farmácia Hospitalar. Seleção de medicamentos, germicidas e correlatos. Programação e estimativas de necessidade de medicamento. Noções básicas de epidemiologia. Farmacologia clínica e terapêutica. Serviços/centros de informação de medicamentos. Farmacovigilância e farmacoepidemiologia. A Farmácia Hospitalar no controle de infecção hospitalar. Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica. Misturas intravenosas, nutrição parenteral e manipulação de citostáticos. Controle de qualidade dos produtos farmacêuticos - métodos físicos, químicos, físico-químicos, biológicos e microbiológicos. Boas Práticas de Fabricação de Produtos Farmacêuticos. Conhecimentos gerais sobre material médico-hospitalar. Garantia de qualidade em farmácia hospitalar. Legislação farmacêutica. Legislação do SUS (princípios e diretrizes). Ética Profissional.

FISIOTERAPEUTA
Anatomia, Fisiologia, Neurologia, Ortopedia, Reumatologia, Fundamentos de Fisioterapia, Cinesioterapia. Fisioterapia aplicada à: Neurologia infantil e adulto, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pneumologia, Reumatologia, Cardiologia, Pediatria e Geriatria. Legislação do SUS. Ética Profissional.

FONOAUDIÓLOGO
Desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Dislalias. Psicomotricidade. Distúrbios de aprendizagem. Deficiência auditiva. Gagueira. Disfonia. Laringetomizados. Afasia. Disartria. Atraso de linguagem. Legislação do SUS. Ética Profissional.

MÉDICO: Temas comuns a todas as especialidades abaixo discriminadas. Código de Ética Médica. Preenchimento de Declaração de Óbito. Doenças de notificação compulsória. SUS: Princípios, diretrizes e legislação. Municipalização. Situação da saúde no Brasil e no Município de São Paulo.

MÉDICO: ANATOMIA PATOLÓGICA
CE - Técnicas macroscópicas em patologia cirúrgica e necropsia; técnicas especiais em patologia cirúrgica; patologia: da pele; cavidade oral e orofaringe; mandíbula e maxila; trato respiratório; mediastino; tireóide; paratireóide; trato gastro-intestinal; glândulas salivares maiores e menores; fígado; vesícula/biliar e ductos biliares extra-hepáticos; pâncreas e papila; glândula adrenal paraganglionar; trato urinário; sistema reprodutivo masculino; sistema reprodutivo feminino; mama; linfonodos; baço; medula óssea; osso e articulações; tecidos moles; peritoneo; retroperitoneo e estruturas correlatas; sistema cardiovascular; sistema neuromuscular; glândula pituitária; olho e anexos oculares; ouvido. Citologica geral e de função aspirativa; citologica de colo uterino. Interpretação de exame imuno histoquimico.

MÉDICO: ANESTESIA
CE - Preparo do doente para anestesia: medicação pré-anestésica. Anestesias raquidianas: subaracnoidiana, epidural sacral e peridural. Anestesia venosa: agentes, técnicas e complicações. Anestesia por inalação: agentes, captação, biotransformação, eliminação. Ações no organismo, complicações e técnicas. Ventilação artificial. Anestesia para cirurgia pediátrica. Anestesia para obstetrícia. Anestesia para cirurgia de urgência. Indicação da anestesia nas diversas especialidades. Recuperação pós anestésica: cuidados gerais e específicos no pós operatório imediato.

MÉDICO: CIRURGIA GERAL
CE - Bases da cirurgia: respostas endócrinas e metabólicas ao trauma. Equilíbrio hidroeletrolítico e nutrição. Choque.Infecção e cirurgia. A cirurgia e a ética médica. Cirurgia do tórax, traquéia e tireóide. Diagnóstico e conduta em: Hemotórax, Pneumotórax, Empiema pleural. Tórax instável: conduta. Traqueostomias: indicações e técnica. Conduta no nódulo "frio" de Tireóide. Cirurgia do Aparelho Digestivo - Disfagia: Orientação propedêutica. Lesões cáusticas: atendimento inicial. Megaesôfago: Classificação e conduta. Neoplasia de esôfago: clínica e estadiamento. Doença péptica: fisiopatologia e terapêutica. Doença péptica: indicações do tratamento cirúrgico. Neoplasia gástrica: Conduta na lesão precoce. Megacólon chagásico: diagnóstico e conduta. Doença diverticular do cólon: Clínica e tratamento. Neoplasia do cólon: Manifestações clínica. Diagnóstico e conduta na colecistopatia calculosa. Conduta na coledocolitíase. Colangite aguda: Fisiopatologia e tratamento. Colecistite aguda: indicação cirúrgica. Pancreatite aguda: tratamento quadro inicial. Abdômen agudo: abordagem diagnóstica. Cirurgia dos vasos periféricos - conduta na trombose venosa profunda. Síndrome pós flebítica - fisiopatologia/ tratamento. Cirurgia plástica e reconstrutora - Tratamento inicial do grande queimado. Síndrome de Fournier: abordagem terapêutica. Cirurgia da parede abdominal - conduta nas hérnias inguinocrurais. Técnicas para correção das hérnias incisionais.

MÉDICO: CIRURGIA PEDIÁTRICA
CE - Choque; distúrbios hidro-eletrolíticos e ácido-básicos; nutrição parenteral no recém-nascido e na criança; hidratação no paciente cirúrgico; profilaxia com antibióticos em cirurgia. Trauma: cuidados com a criança politraumatizada, traumatismos torácicos, traumatismos abdominais, traumatismos urogenitais, ferimentos por arma de fogo, por arma branca e queimaduras. Acessos vasculares e cateteres de longa permanência. Hematologia: indicações cirúrgicas. Patologia cirúrgica da cabeça e do pescoço. Cirurgia torácica: pleural, pulmonar, mediastinal e de parede torácica, incluindo tumores. Patologia cirúrgica do diafragma. Patologia cirúrgica do aparelho digestivo: anomalias congênitas e funcionais do esôfago, hérnias de hiato, patologias congênitas e adquiridas do estômago, duodeno, intestino delgado e grosso e região anal. Patologia cirúrgica do fígado e das vias biliares. Malformações da parede abdominal e do umbigo, incluindo as hérnias. Abdome agudo. Anomalias congênitas e funcionais do aparelho urinário e reprodutor, incluindo intersexo. Calculose urinária. Cirurgia oncológica no recém-nascido e na criança. Endoscopia digestiva e respiratória na criança: indicações e complicações. Cirurgia laparoscópica: indicações, técnica e complicações. Toracoscopia: indicações e complicações. Cirurgia neonatal.

MÉDICO: CIRURGIA VASCULAR
Semiologia arterial, venosa, linfática. Patologia arterial: Doença Degenerativa (AEO). Aneurismas - Doenças Carotídeas - Isquemias críticas dos membros inferiores - Síndromes Isquemicas Agudas - Trauma. Angioradiologia: Diagnóstica e Terapêutica - Endopróteses - STENTS. Patologias venosas: Varizes - T.V.P. - Insuficiência venosa crônica - Trombofilias. Patologia Linfática: Erisipelas - Linfagites - Linfedema - tratamento clínico e cirúrgico. Angiodisplasias: F.A.V. congênitas - Hemangiomas - (sindromes) tratamentos. Tumores Vasculares. Pé Diabético. Acessos vasculares para hemodiálise. Uso em angiologia e cirurgia vascular de: anticoagulante - heparinas - anticoagulante orais - fibrinolíticos - vaso-dilatadores e antia-agregantes plaquetários. Amputações - indicações - níveis. Uso de materiais em cirurgia arterial: fios - Fogarty - próteses. Infecção Hospitalar. Pré e Pós Operatório. Biosegurança. Reforma Sanitária e os Modelos Assistencias. Vigilância Sanitária e a Saude do Consumidor. Vigilancia Epidemiológica. Etica Medica.

MÉDICO: CLÍNICA MÉDICA
CE - Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, trombo-embolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neuplasias; neuplasias; sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon, tumores de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomeruloneferites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias; metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidismo, hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicas: anemias hipocrônicas, macroncíticas e homolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leichmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses; dermatologias: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas; imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia: ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucoréias, câncer de mama, intercorrentes no ciclo gravídico, intoxicações exógenas: barbitúricos, entorpecentes.

MÉDICO: ENDOSCOPIA
CE - Segmentação pulmonar. Broncografia: indicações, contra-indicações, técnicas, complicações imediatas e tardias. Traumatismo da laringe, da traquéia e dos brônquios: principais diagnósticos e condutas. Corpo estranho nas vias aéreas inferiores: diagnóstico, tratamento, complicações e seqüelas de sua permanência, complicações do tratamento. Corpo estranho na hipofaringe e no esôfago: diagnóstico, tratamento endoscópico e complicações. Hemoptise: conduta do endoscopista. Tumor broncogênico: diagnóstico endoscópico, sinais indiretos da sua presença. Ingestão de substâncias corrosivas: tratamento das lesões esofágicas e das suas seqüelas, indicação do tratamento cirúrgico. Megaesôfago: dados a serem obtidos dos exames endoscópicos, tratamento dilatador, indicação cirúrgica. Hemorragia digestiva alta: conduta do endoscopista, tratamento endoscópico. Tumor do esôfago: diagnóstico endoscópico, processos paliativos do tratamento. Traqueotomia: indicações técnicas cirúrgicas, complicações imediatas e tardias, seqüelas. Lesões ulceradas gástricas: conduta e diagnóstico endoscópico. Constituição e manutenção dos aparelhos. Procedimentos sobre a papila duodenal: propedêutica, terapêutica e complicações. Colonoscopia: diagnóstico e terapêutica; indicações e complicações.

MÉDICO: FISIATRIA
CE - Anatomia, Cinesiologia, Física, Biofísica e Fisiologia. Patologias Neurológicas; Patologias traumato-Ortopédicas e Reumatológicas. Patologias Cardiovasculares. Insuficiência Cardíaca. Patologias Cirúrgicas. Semiologia Fisiátrica: observação clínica geral, observação clínica específica (Anamnese dirigida, exame clínico específico, exame cinesiológico, Eletrodiagnóstico clássico (RD), Eletromiografia, Curva/ Intensidade/ Duração, velocidade de condução motora, velocidade de condução sensitiva), avaliação global, diagnóstico e prognóstico de reabilitação terapêutica fisiátrica. Fisiologia do calor superficial. Fisiologia do calor profundo. Fototerapia. Hidroterapia. Eletroterapia. Cinesioterapia: Tração vertebral. Massagem. Órteses e Próteses. Prescrição dos meios terapêuticos. Reabilitação geral em: Doenças cardíacas. Cirurgias plásticas e reparadoras. Cirurgia torácica. Clínica médica. Dermatologia. Doenças vasculares periféricas. Doenças ginecológicas. Doenças neurológicas. Oftalmologia. Atologia traumato-ortopédica. Doenças otorrinolaringológicas. Paciente geriátrico. Pediatria. Doenças pulmonares. Doenças proctológicas. Doenças reumatológicas. Doenças urológicas. Obstetrícia. Organização e administração dos serviços de Medicina Física e Reabilitação. Formas de atuação na Medicina Física e Reabilitação segundo a natureza da instituição em que opera. Disposição física e condições ambientais básicas. Estrutura orgânica e dinâmica da equipe de reabilitação.

MÉDICO: HEMOTERAPIA
CE - Dados históricos, situação atual, tendências e especulações para o futuro. Legislação Hemoterápica. Imunologia e suas relações com a Transfusão de Sangue: Componentes celulares do sistema imune; Resposta imune; Resposta imune a antígenos dos eritrocitários; Complemento; Fisiopatologia da hemólise imune. Grupos Sangüíneos: Definição de um sistema de grupo sangüíneo. Grupo Sangüíneo ABO; Sistema Sangüíneo Rh; Sistema Sangüíneo Ii, Lewis, P e MNS; Sistema Kell, Duffy, Kidd e Lutheran; Sistema de Histocompatibilidade (HLA); Sistema de Antígenos Plaquetários. Testes de Compatibilidade de Hemácias: tipagem de compatibilidade ABO e Rh; Pesquisa e identificação de anticorpos anti-eritrocitários (PAI e Painel de hemácias); Provas de Compatibilidade; Eluição. Obtenção de Sangue: Captação de candidatos à doação de sangue; Triagem clínica-laboratorial dos candidatos à doação de sangue; Coleta de Sangue; controle sorológico e imuno-hematológico do sangue coletado. Preparação de componentes Sangüíneos: Concentrado de Hemácias; Plasma; Crioprecipitado; Componentes pobres em leucócitos e componentes irradiados. Uso clínico de sangue e seus componentes: Componentes que visam transfundir hemácias; Componentes que visam transfundir plaquetas; Reposição de fatores de coagulação; Reposição de proteínas plasmáticas; Política transfusional em um hospital. Terapia transfusional em situações especiais: Em Clínica Cirúrgica; Nos distúrbios da Coagulação Sangüínea. Produtos plasmáticos e substitutos do sangue: Albumina humana: Características, uso clínico e seus efeitos adversos; Concentrado de fatores plasmáticos: Características, uso clínico e seus efeitos adversos; Substitutos do sangue. Efeitos adversos das transfusões sanguíneas: Aloimunização; Reações transfusionais imunológicas e não imunológicas; Transmissão de doenças infecto-contagiosas. Hemopoese. Citologia das células do sangue e dos órgãos hemoformadores. Aféreses: terapêuticas e não terapêuticas. Indicações. Tratamentos e controles. Uso de processadoras celulares automatizadas de sangue na obtenção e recuperação de sangue. Autotransfusão: procedimentos, terapêutica e controles. Transplante de medula óssea: procedimentos, obtenção, armazenamento, controles e terapêutica em hemoterapia.

MÉDICO: INFECTOLOGIA
CE - Doenças transmissíveis: conceitos básicos e gerais, agentes etiológicos e transmissão, mecanismos da defesa antiinfecciosa, patogênese e patologia, quadro clínico e terapêutico, diagnóstico diferencial, exames complementares inespecíficos e específicos, epidemiologia e vigilância epidemiológica, profilaxia. Quadros infecciosos específicos e sindrômicos referentes a: vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos, ectoparasitoses. Infecção hospitalar. Imunização ativa e passiva. Acidentes causados por animais peçonhentos. Destaques a: doenças transmissíveis no Brasil, doenças sexualmente transmissíveis (DST) HIV/ AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, tuberculose, cólera, dengue, meningites, doenças exantemáticas, antimicrobianas. Critérios diagnósticos e cadeia epidemiológica das infecções hospitalares. Métodos de vigilância epidemiológica - Indicadores epidemiológicos. Controle de surtos. Higiene hospitalar. Lavanderia. Classificação de artigos hospitalares - Desinfecção por métodos físico e químicos. Anti-sepsia. Esterilização por métodos químicos e físicos. Conceitos básicos de microbiologia no controle das infecções hospitalares. Coleta e transporte de amostras em Microbiologia. Farmácia e controle de infecção hospitalar. Risco de infecção ocupacional. Isolamento/ precauções. Racionalização de antimicrobianos. Infecção do trato urinário. Infecção da corrente sanguínea. Infecções hospitalares em neonatologia. Infecção do sítio cirúrgico. Infecção respiratória. Questões e soluções práticas do controle de infecção/ Legislação - Funções e operacionalização da CCIH.

MÉDICO INTENSIVISTA ADULTO
Distúrbios Hidro-elétricos e Ácido-Básicos. Doença coronareana aguda. Choque Fisiopatologia, Classificação, Tratamento. Arritmias Cardíacas. Insuficiência Respiratória Aguda. Insuficiência Renal Aguda. Intoxicação Exogenas. Distúrbios Hemorrágicos e Tromboembólicos. Indicações e Usos de Aparelhos de Ventilação Mecânica. Parâmetros, indicações e usos de monitoragem hemodinâmica. Terapia Nutricional. Cuidados Gerais no Pós-Operatório de Cirurgia Geral e Neurocirurgia. Reanimação Cardio-Respiratória. Antibióticos e Drogas Vasoativas. Comas Metabólicos. Politraumatizado em UTI. Infecções. Queimaduras. Insuficiência Cardíaca.

MÉDICO INTENSIVISTA PEDIÁTRICO
CE - Reanimação cardiorrespiratória-cerebral. Choque: fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica. Insuficiência cardíaca. Insuficiência respiratória aguda. Ventilação mecânica: Indicações e usos de aparelhos. Insuficiência renal aguda. Suporte nutricional na criança gravemente enferma-enteral e parenteral. Distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácido-básico. Cetoacidose diabética. Comas. acidentes - Intoxicações exôgenas, politraumatismos, queimaduras e aspiração de corpos estranhos. Infecção na criança gravemente enferma - diagnóstico e terapêutica. Cuidados gerais no pós-operatório de cirurgia pediátrica e neurocirurgia. Preenchimento do atestado de óbito. Infecção hospitalar: aspectos epidemiológicos e preventivos. Acidentes - aspectos epidemiológicos da morbi mortalidade. Diagnóstico e tratamento dos principais quadros clínicos decorrentes de acidentes. Atendimento à criança vítima de maus tratos. Riscos inerentes aos procedimentos terapêuticos na UTI.

MÉDICO: NEUROCIRURGIA
Anatomia macro e micro-cirúrgica do sistema nervoso. Princípios básicos da interpretação dos exames neuroradiológicos. Malformações congênitas cirúrgicas do sistema nervoso (hidrocefalia, disrrafismo espinhal, cranioestenose). Patologia da junção crânio-cervical (doença de Chirari, siringomielia, invaginação basilar). Patologia cirúrgica dos nervos periféricos. Hérnias dos discos intervertebrais. Patologia cirúrgica das órbitas. Hemorragia subaracnóide devida a MAVs e aneurismas intracranianos. Tumores intra-cranianos e intra-raquianos. Neurocirurgia funcional e estereotáxica - fundamentos básicos. Traumatismo raquimedular. Traumatismo craniencefálico. Infecção Hospitalar. Pré e Pós Operatório. Biosegurança. Reforma Sanitária e os Modelos Assistencias. Vigilância Sanitária e a Saude do Consumidor. Vigilancia Epidemiológica. Etica Medica

MÉDICO: NEUROLOGIA
CE - Fisiopatogenia do sistema nervoso central. Semiologia dos estados alterados da consciência. Doença cérebro-vascular, isquemia e hemorragia. Tumores do SNC. Epilepsia: etiopatogenia, classificação internacional, tratamento medicamentoso, estado de mal convulsivo. Hipertensão intracraniana. Doenças desmielinizantes. Demências. Neuropatias periféricas. Doenças neurológicas com manifestações extrapiramidais. Miopatias. Miastemia grave e polimiosite. Diagnóstico de traumatismo craniano-encefálico. Doenças infecciosas e parasitárias do SNC. Distúrbio do sono.

MÉDICO: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
CE: Afecções ortopédicas comuns na infância. Epifisiólise proximal do fêmur. Poliomielite - fase aguda e crônica. Tuberculose ósteo-articular. Paralisia obstétrica. Osteomielite aguda e crônica. Pioartrite. Ortopedia em geral: servicobraquialgias-artrite degenerativa da coluna cervical, síndrome do escaleno anterior e costela servical. Ombro doloroso. Lombociatalgias-artrite degenerativa da coluna lombo-sacra; Hérnia de disco; Espondilose-espondilolistese. Tumores ósseos benignos e malignos. Traumatologia-fraturas e luxaçõesda coluna cervical, dorsal e lombar; fratura da pélvis; fratura do acetábulo; fratura e luxação dos ossos dos pés; fratura e luxação do tornozelo; fratura e diafisária dos ossos dos pés; fratura e luxação do joelho; lesões meliscais e ligamentares; fratura diafisária do fêmur; fratura transtrocamteriana; fratura do colo do fêmur; Fratura do ombro; Fratura da clavícula e extremidade superior e diáfise do úmero; fratura da extremidade distal do úmero; luxação do cotovelo e fratura da cabeça do rádio; fratura e luxação da monteggia; fratura diafisária dos ossos do antebraço; Fratura de Colles e Smith; luxação do carpo - fratura do escafóide capal. Traumatologia da mão - Fratura metacarpiana e falangiana; ferimento da mão; Lesões dos Tendões flexores e extensores dos dedos. Anatomia e radiologia em Ortopedia e Traumatologia -Anatomia do sistema osteo-articular; Radiologia, Tomografia, Ressonância Nuclear Magnética e Ultra-sonografia do sistema osteo-articular; anatomia do sistema muscular; anatomia dos vasos e nervos; anatomia cirúrgica: vias de acesso e cirurgia ortopédica e traumatológica e Anomalias Congênitas.

MÉDICO: PEDIATRIA
Indicadores de mortalidade perinatal, neonatal e infantil, Crescimento e desenvolvimento: desnutrição, obesidade e distúrbios do desenvolvimento neuro-psicomotor, Imunizações: ativa e passiva, Alimentação do recém-nascido e lactente: carências nutricionais, desvitaminoses.
Patologia do lactente e da criança: Distúrbios cárdio-circulatórios: Cardiopatias congênitas, Choque, Crise Hipertensiva, Insuficiência cardíaca, Reanimação cardiorrespitória. Distúrbios respiratórios: Afecções de vias aéreas superiores, Bronquite, bronquiolite, Estado de mal asmático, Insuficiência respiratória aguda, Pneumopatias agudas e derrames pleurais. Distúrbios metabólicos e endócrinos: Acidose e alcalose metabólicas, Desidratação aguda, Diabetes mellitus, Hipo e hipertireoidismo, Insuficiência supra-renal. Distúrbios neurológicos: Coma, Distúrbios motores de instalação aguda, Estado de mal convulsivo. Distúrbios do aparelho urinário e renal: Glomerulopatias, Infecções do trato urinário, Insuficiência renal aguda e crônica, Síndrome hemolítico-urêmica, Síndrome nefrótica. Distúrbios onco-hematológicos: Anemias carenciais e hemolíticas, Hemorragia digestiva, Leucemias e tumores sólidos, Síndromes hemorrágicas. Patologia do fígado e das vias biliares: Hepatites virais, Insuficiência hepática. Doenças Infecto-contagiosas: AIDS, Diarréias agudas. Doenças infecciosas comuns da infância. Estafilococcias e estreptococcias. Infecção hospitalar. Meningoencegalites virais e fúngícas. Sepse e meningite de etiologia bacteriana. Tuberculose. Viroses respiratórias. Acidentes: Acidentes por submersão. Intoxicações exógenas agudas.

MÉDICO: PEDIATRIA NEONATOLOGIA
Atendimento do recém-nascido (RN) na sala de parto, Cuidados com o RN de baixo peso e normal, Asfixia perinatal, Distúrbios respiratórios do RN, Distúrbios metabólicos do RN: hipoglicemia, RN filho de mãe diabética, Distúrbios do cálcio e magnésio, sódio e potássio e acidose metabólica, icterícia neonatal, Infecções congênitas, perinatais e neonatais, Afecções cirúrgicas no período neonatal. Patologia do lactente e da criança: Distúrbios cárdio-circulatórios: Cardiopatias congênitas, Choque, Crise Hipertensiva, Insuficiência cardíaca, Reanimação cardiorrespitória. Distúrbios respiratórios: Afecções de vias aéreas superiores, Bronquite, bronquiolite, Estado de mal asmático, Insuficiência respiratória aguda, Pneumopatias agudas e derrames pleurais. Distúrbios metabólicos e endócrinos: Acidose e alcalose metabólicas, Desidratação aguda, Diabetes mellitus, Hipo e hipertireoidismo, Insuficiência supra-renal. Distúrbios neurológicos: Coma, Distúrbios motores de instalação aguda, Estado de mal convulsivo. Distúrbios do aparelho urinário e renal: Glomerulopatias, Infecções do trato urinário, Insuficiência renal aguda e crônica, Síndrome hemolítico-urêmica, Síndrome nefrótica. Distúrbios onco-hematológicos: Anemias carenciais e hemolíticas, Hemorragia digestiva, Leucemias e tumores sólidos, Síndromes hemorrágicas. Patologia do fígado e das vias biliares: Hepatites virais, Insuficiência hepática. Doenças Infecto-contagiosas: AIDS, Diarréias agudas, Doenças infecciosas comuns da infância, Estafilococcias e estreptococcias, Infecção hospitalar, Meningoencegalites virais e fúngícas, Sepse e meningite de etiologia bacteriana, Tuberculose, Viroses respiratórias. Acidentes: Acidentes por submersão, Intoxicações exógenas agudas.

MÉDICO: PSIQUIATRIA
CE - História da Psiquiatria no Brasil e no Mundo. Revoluções Conceituais no Campo da Saúde Mental da Era do Alienismo até os dias de hoje. Reformas Psiquiátricas no Brasil e no Mundo. Políticas de Saúde Mental no Brasil e no Mundo. 1ª e 2ª Conferências Nacionais de Saúde Mental. Movimentos de Saúde Mental no Brasil e São Paulo. Movimento da Luta Anti-Manicomial no Brasil e São Paulo. Modelos Alternativos em Saúde Mental nos últimos 30 anos no Brasil e São Paulo. Legislação Psiquiátrica no Brasil de 1934 até hoje. Epidemiologia dos Transtornos Mentais. Psiquiatria Geral e Clínica: Bases Históricas da Constituição da Psiquiatria, Bases Científicas e sua evolução, Teorias da Personalidade, Psicopatologia Geral e Especial, Entidades Clínicas e Nosologia Psiquiátrica - CID 10, Formas de tratamento e sua evolução histórica, Abordagens biológica, psicológica e social dos transtornos mentais: usos e abusos, Psicofarmacologia, Psicoterapias, Socioterapias.
Temas especiais: Psiquiatria Social, Psicossomática, Neurologia e Psiquiatria, Medicina Interna e Psiquiatria, Psiquiatria Infantil, Drogadicão, Emergências Psiquiátricas.

MÉDICO: RADIOLOGIA - ULTRASSONOGRAFIA
CE - Generalidades: Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Ultra-sonografia em Medicina Interna. Generalidades: a natureza do ultra-som. Princípios básicos, técnicas e equipamentos. Indicações da ultra-sonografia. Dopller. Ginecologia e Obstetrícia: anatomia ultra-sonográfica da pele feminina, estudo ultra-sonográfico do útero normal e patológico, estudo ultra-sonográfico do ovário normal e patológico. Doenças inflamatórias pélvicas, contribuição do ultra-som nos dispositivos intra-uterinos. Diagnóstico diferencial das massas pélvicas ao ultra-som. Ultra-sonografia nas doenças ginecológicas malignas. Endometriose. Ultra-sonografia e esteridlidade. Estudo ultra-sonográfico da mama normal e patológica. Anatomia ultra-sonográfica do saco gestacional e do embrião. Anatomia ultra-sonográfica fetal. Avaliação da idade gestacional. Estudo ultra-sonográfico das patologias da primeira metade da gestação. Crescimento intra-uterino retardado. Gestação de alto-risco. Gestação múltipla. Anomalias fetais e tratamento pré-natal. Placenta e outros anexos do concepto. Medicina Interna: estudo ultra-sonográfico, olho, órbita, face e pescoço, tórax, crânio, abdômen superior (fígado, vias biliares, visícula biliar, pâncreas e baço), estudo ultra-sonográfico da cavidade abdominal, vísceras ocas, coleções e abcesso peritoneais. Reproperitôneo, rins e bexiga. Próstatas e vesículas seminais. Escroto, pênis, extremidades. Código de Ética Médica.

MÉDICO - SAÚDE PÚBLICA
Política de saúde no Brasil. Princípios e diretrizes do SUS: gestão, financiamento, organização do sistema local de saúde. Planejamento e programação em saúde: planejamento normativo, planejamento estratégico-situacional, programação dos serviços de saúde nos diferentes níveis de complexidade, atenção a grupos específicos e de risco. Epidemiologia geral: determinação do processo saúde-doença, estatística vital. Epidemiologia das doenças de notificação compulsória, evolução do padrão de mortalidade no Brasil. Modelos assistenciais em saúde: política de recursos humanos, organização da assistência à saúde. Vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e Sanitária: responsabilidades dos diferentes níveis de governo, Vigilância Epidemiológica das Doenças de Notificação Compulsória. Legislação ambiental. Controle ambiental e proteção de recursos naturais.

MÉDICO DO TRABALHO
CE - Normas Regulamentadoras (NR-4, NR-6, NR-7, NR-13, NR-15, NR-16, NR-17, NR-21), inclusive comas alterações NR-7 Of. Port. nº 24 de 29/12/94(PCMSO). Aspectos Epidemiológicos nas empresas, doenças profissionais, identificação, medidas preventivas e tratamento. Conhecimentos específicos em L.E.R./DORT. Noções de saúde mental do trabalhador, conceituação de saúde ocupacional. Conhecimento didático para aulas de introdução, legislação e organização dos serviços de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, inclusive programas sobre AIDS e outras D.S.T. Noções de Epidemiologia, História Natural das doenças profissionais devidas a agentes químicos, físicos e biológicos. Noções de estatística; Higiene e Saneamento do Meio Ambiente (reconhecimento, avaliação de controle de riscos ambientais); Fisiologia do trabalho. Agentes Mecânicos de doenças profissionais. Acidentes do trabalho. Cadastro de acidentes. Noções de toxicologia. Limites de tolerância. Doenças causadas por ruídos: trauma acústico. Controle médico dos trabalhadores menores, do sexo feminino, idosos e expostos a agentes físicos e químicos. Controle do uso de drogas causadoras de dependências entre os trabalhadores (alcoolismo, tabagismo e outras drogas nas empresas). Readaptação e reabilitação profissional. Exames pré-admissionais. Exames médicos periódicos, demissionais, de retorno ao trabalho e de mudança de função (critérios utilizados/finalidades dos exames). Imunizações de interesse ocupacional. Código de Ética Médica. Hipertensão arterial. Diabetes mellitus. Epilepsias. Demais patologias clínicas de ocorrência na população. Conhecimento em coordenação do PCMSO, relatórios anuais.

MÉDICO: TOCOGINECOLOGIA
CE - Assistência Pré-Natal. Diagnóstico gravidez e trabalho de parto. Mecanismo de parto e assistência clínica ao parto e puerpério. Intercorrências clínicas, cirúrgicas e ginecológicas na gravidez. Gravidez de alto risco (diagnóstico e conduta). Prematuridade e rotura prematura da membrana. Doenças hipertensivas na gravidez. Endocrinopatias e gravidez (diabetes / tireoidopatias). Infecções e viroses na gravidez. Prenhez ectópica. Cardiopatias e gravidez. Hemorragias da primeira metade da gravidez. Hemorragias da segunda metade da gravidez. Modificações gravídicas do organismo materno. Fatores do parto: bacia, feto e contratação. Propedêutica obstétrica - classificação, anamenese. Inspeção, palpação auscuta, toque. Limitações terapêuticas em obstetrícia. Tocurgia. Medicina fetal. Propedêutica fetal (maturidade / vitalidade). Fisiopatologia menstrual. Sangramento uterino anormal. Vulvovaginites. Doenças sexualmente transmissíveis (incluindo doença inflamatória pélvica) - AIDS. Neoplasias benignas e malignas. Mastologia. Urgências em ginecologia. Planejamento familiar (contracepção / infertilidade). Infertilidade. Endocrinologia ginecológica. Prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer ginecológico. Ginecologia na infância e na adolescência. Prolapso genital e a incontinência uretral. Endometriose. Climatério. Gravides na adolescência. Abortamento legal - segundo Código Penal. Abortamento provocado. Sexualidade. Violência sexual e doméstica. Patologia do trato genital inferior.

NUTRICIONISTA
Administração de serviços de alimentação: saneamento e segurança na produção de alimentos, aspectos físicos dos serviços de alimentação, equipamentos para cozinhas institucionais, programas de alimentação para a coletividade. Nutrição materno-infantil: crescimento e desenvolvimento. Gestação e lactação. Nutrição do lactente e da criança de baixo peso. Desnutrição na infância. Organização de lactários. Gerenciamento de banco de leite humano. Nutrição em saúde pública. Noções de epidemiologia das doenças nutricionais, nutrição e infecção, má nutrição protéico-energética, anemias nutricionais, hipovitaminose A, bócio, endemias, cárie dental. Vigilância nutricional. Atividades de nutrição em programas integrados de saúde pública. Dietoterapia: dietas progressivas hospitalares nas enfermidades do trato intestinal, obesidade e magreza, estados infecciosos, pré e pós operatório. Anemias, queimaduras, alergias alimentares, doenças renais, cardiovasculares, neuropsíquicas, diabetes mellitus. Nutrição e câncer. Técnica dietética: conceitos, objetivos, relevância. Alimentos: conceito, classificação e composição química. Caracteres organolépticos. Seleção, conservação e custo. Pré-preparo e preparo dos alimentos: operações preliminares de divisão, operações para união, perdas e fatores de correção, métodos e técnicas de cocção. Planejamento de cardápios: fatores influentes na elaboração de cardápios e requisição de gêneros alimentícios. Nutrição e saúde pública: diagnóstico do estado nutricional de populações, nutrição e infecção, epidemiologia da desnutrição. Métodos de avaliação do estado nutricional. Legislação do SUS. Ética Profissional.

PEDAGOGO
Evoluçãoa do Ensino Superior brasileiro - abordagem abreviada. LDBEN e Ensino Superior. Ensino e Aprendizagem. A formação do Professor universitário. Plano de ensino - Plano de disciplina e Plano de unidade. Objetivos. Conteúdos da disciplina. Estratégias para aprendizagem. Técnicas de ensino. Processo de avaliação. Relação Professor/ Aluno. Aplicações da tecnologia de informação à educação - tendências e perspectivas. Recursos Humanos - RHT. Seleção de pessoal, treinamento. Gestão de pessoas - técnicas de supervisão. RH no trabalho - liderança. Comunicação. Ética profissional, SUS - princípios e diretrizes)

PSICÓLOGO
As teorias psicológicas atuais como embasamento de intervenção e encaminhamento das questões sociais: desigualdade, exclusão, violência doméstica. Metodologias de trabalho em grupo e com equipe interdisciplinar. Elaboração de estudos de casos. Desenvolvimento infanto-juvenil. Técnicas de trabalho em relações familiares. Política de saúde e saúde mental. Terapias ambulatoriais em saúde mental. Doenças e deficiências mentais. Diagnóstico psicológico: conceitos e objetivos, teorias psicodinâmicas, processo diagnóstico, testes e laudos. Abordagens terapêuticas. Psicopatologia: natureza e causa dos distúrbios mentais. Neurose, psicose e perversão: diagnóstico. Noções de Recrutamento e Seleção e Desenvolvimento de Pessoal. Ética Profissional e SUS (princípios e diretrizes).

SOCIÓLOGO
Globalização e políticas internacionais. Política e cidadania. Movimentos sociais no Brasil. Neoliberalismo, economia e política brasileira. Desigualdades sociais: classe, etnia e gênero. População, comunidade e meio ambiente. Estado, poder e governo. Mudança e mobilidade social. Trabalho, emprego e desemprego na sociedade brasileira. Cultura e sociedade atual. Ética profissional, SUS - princípios e diretrizes.

TERAPEUTA OCUPACIONAL
Histórico, definição, objetivos. Processo de terapia ocupacional: avaliação, recursos terapêuticos, modelo de atuação, materiais e instrumentais. Análise da atividade: abordagem individual e grupal. Áreas de atuação: saúde mental, habilitação/reabilitação. A importância do terapeuta ocupacional na equipe interdisciplinar. Ocupação terapêutica: princípios e fundamentos. Evolução histórica da ocupação como forma de tratamento. Terapia ocupacional na paralisia cerebral: definição, transtornos, avaliação e tratamento. Princípios básicos do tratamento terapêutico ocupacional nas áreas de neurologia: traumato-ortopedia e reumatologia. terapia ocupacional na área neuro-músculo-esquelética. Habilidades motoras gerais. Terapia ocupacional aplicada à deficiência mental. Modelos de terapia ocupacional: positivista, humanista, materialista-histórico. terapia ocupacional aplicada à saúde mental. Princípios básicos, fundamentos teóricos para a prática, dinâmica do mecanismo de tratamento terapêutico ocupacional. Legislação do SUS. Ética Profissional.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM
Administração de medicamentos: via oral, parental e outras vias. Curativos: material utilizado, tipos de ferimentos, procedimentos. Limpeza, assepsia, anti-sepsia, desinfecção e esterilização: conceitos, importância, produtos utilizados e procedimentos. Assistência à criança: desidratação, desnutrição, verminoses e doenças transmissíveis. Assistência à mulher: gravidez, parto, pós-parto, amamentação, planejamento familiar. Instruções e cuidados para coleta de sangue, fezes e urina. Assistência a portadores de problemas clínicos e cirúrgicos. Cálculos matemáticos de dosagem de medicamentos. Código de Ética Profissional. Legislação do SUS.
Noções de: Primeiros Socorros. Vacinas: rede de frio, validade, via de administração, dose, esquema do Ministério da Saúde e doenças prevencíveis por imunização. Doenças sexualmente transmissíveis e principais doenças profissionais.

AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO - Área Administração Geral
(CB + PP )
CB: PORTUGUÊS: Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Ortografia. Divisão silábica. Pontuação. Porque, por que, por quê, porquê, mal/mau. Adjetivos e substantivos (flexão). Verbos (tempos, modos e vozes). Pronome (emprego e colocação). Crase. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Estrutura e formação das palavras. Sintaxe: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos.
MATEMÁTICA: Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais: operações e problemas. Equações de 1o e 2o graus e sistemas: resolução de problemas. Razão e proporção e números proporcionais. Regra de 3 simples e composta. Porcentagem e juro simples e composto. Teoria dos conjuntos. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume e massa. Medida de tempo. Sistema monetário brasileiro. Progressão aritmética e geométrica.
PP - Noções de digitação em informática: Windows, Word, Excel, Internet, Correio Eletrônico.

AUXILIAR TÉCNICO DE SAÚDE - Área Eletrocardiografia
CB: PORTUGUÊS: Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Ortografia. Divisão silábica. Pontuação. Porque, por que, por quê, porquê, mal/mau. Adjetivos e substantivos (flexão). Verbos (tempos, modos e vozes). Pronome (emprego e colocação). Crase. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Estrutura e formação das palavras. Sintaxe: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos.
MATEMÁTICA: Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais: operações e problemas. Equações de 1o e 2o graus e sistemas: resolução de problemas. Razão e proporção e números proporcionais. Regra de 3 simples e composta. Porcentagem e juro simples e composto. Teoria dos conjuntos. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume e massa. Medida de tempo. Sistema monetário brasileiro. Progressão aritmética e geométrica.
CE: Noções básicas: Anatomia e fisiologia da circulação. Componentes do eletrocardiógrafo. Técnicas de eletro cardiografia. Conservação dos aparelhos.

TÉCNICO DE SAÚDE - Área Farmácia
Preparo de drogas de acordo com fórmulas pré-estabelecidas ou necessidades urgentes. Acondicionamento e distribuição de medicamentos. Manutenção de estoques. Controle de compras. Princípio ativo das drogas: atuação das drogas no organismo, indicações e contra-indicações. Posologia. Efeitos colaterais. Aspectos gerais da farmacologia. Farmácia ambulatorial e hospitalar: dispensação de medicamentos, previsão, estocagem e conservação de medicamentos. Comissões hospitalares. Conduta para com o paciente. Farmacologia: noções básicas de farmacologiageral de medicamentos que atuam em vários sistemas, em vários aparelhos e de psicofarmacologia. Noções básicas de farmacotécnica: pesos e medidas. Formas farmacêuticas. Cálculos em farmácia. Nomenclatura de fármacos. Preparo de soluções não-estéreis e estéreis. Controle de qualidade. Testes biológicos. Testes físicos. Métodos físicos e métodos químicos. Legislação farmacêutica. Legislação do SUS.

AGENTE DA ADMINISTRAÇÃO - Área Armazenagem
CB: PORTUGUÊS: Interpretação de texto. Ortografia oficial, pontuação, divisão silábica, acentuação, gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) dos substantivos e adjetivos, concordância entre adjetivos e substantivos, sinônimos, antônimos, verbos (conjugação), concordância verbal.
MATEMÁTICA: As quatro operações fundamentais com números inteiros e fracionários, medidas de comprimento, superfície, volume e massa. Medidas de tempo. Sistema monetário nacional. Resoluções de situações problemas.
Prova de Aptidão Física. Avaliação das condições físicas de agilidade, força e motricidade.

ASCENSORISTA
CB: PORTUGUÊS: Interpretação de texto. Ortografia oficial, pontuação, divisão silábica, acentuação, gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) dos substantivos e adjetivos, concordância entre adjetivos e substantivos, sinônimos, antônimos, verbos (conjugação), concordância verbal.
MATEMÁTICA: As quatro operações fundamentais com números inteiros e fracionários, medidas de comprimento, superfície, volume e massa. Medidas de tempo. Sistema monetário nacional. Resoluções de situações problemas.
PS - Prova Situacional: questões que simulam situações reais da rotina do trabalho diário.

AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO - Área Telefonia (PS + PP)
CB: PORTUGUÊS: Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Ortografia. Divisão Silábica. Pontuação. Por que, porque, por quê, porquê, mal/mau. Substantivos e adjetivos (flexão). Verbos (tempos, modos e vozes). Pronomes (emprego e colocação). Crase. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal.
MATEMÁTICA: Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais: operação e problemas. Equações de 1o grau e sistemas: resolução e problemas. Razão, proporção e números proporcionais. Regra de 3 simples. Porcentagem e juros simples. Medidas de comprimento, superfície, volume e massa. Medida de tempo. Sistema monetário brasileiro.
PS - Prova Situacional: questões que simulam situações reais da rotina do trabalho diário.
PP - Prova Prática de Telefonia em aparelho PABX.

MOTORISTA
CB: PORTUGUÊS: Interpretação de texto. Ortografia oficial, pontuação, divisão silábica, acentuação, gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) dos substantivos e adjetivos, concordância entre adjetivos e substantivos, sinônimos, antônimos, verbos (conjugação), concordância verbal.
MATEMÁTICA: As quatro operações fundamentais com números inteiros e fracionários, medidas de comprimento, superfície, volume e massa. Medidas de tempo. Sistema monetário nacional. Resoluções de situações problemas.
Leis de Trânsito. Direção defensiva