2010/05/29/26

Data:
29/05/2010
Secretaria:
VERDE E MEIO AMBIENTE
Orgão:
DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Tipo de Conteúdo:
EDITAIS
Texto:
EDITAL

III SEMINÁRIO DE ÁREAS VERDES:
BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE: EXPERIÊNCIAS, PLANOS E AÇÕES

1. Finalidade

O III Seminário de Áreas Verdes tem por objetivo a troca de experiências entre diversos agentes que atuam em ambientes naturais preservados ou implantados.
As atividades socioambientais desenvolvidas nos parques, nas unidades de conservação (UC´s) e nas demais áreas verdes contribuem para a multiplicação de práticas que apontam para a sustentabilidade.
Essa troca de experiências propicia o enriquecimento e a multiplicação das atividades propostas, contribuindo assim consideravelmente para o aumento da qualidade de vida de toda a população do município e adjacências.
A sistematização dos dados e a publicação de materiais de registro visam alcançar o maior número de pessoas e têm por finalidade, além de disponibilizar práticas positivas, multiplicar os debates e as experiências bem sucedidas.

2. Elegibilidade
2.1 O seminário é aberto aos estagiários e servidores da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, das demais secretarias municipais e estaduais de São Paulo, bem como de instituições de ensino e pesquisa e organizações não governamentais.
2.2 Os trabalhos poderão ser elaborados individualmente ou em grupo.
2.3 Os trabalhos elaborados em grupo poderão ser apresentados por uma única pessoa ou por todos os integrantes do grupo.
2.4 É permitida a inscrição de mais de um trabalho, na mesma ou em diferentes modalidades, por uma mesma pessoa.
2.5 Não é permitida a inscrição do mesmo trabalho em mais de uma modalidade.

3. Tema dos Trabalhos
3.1 Recursos Hídricos
3.2 Políticas Públicas e Experiências de Gestão
3.3 Biodiversidade
3.4 Diversidade, Cultura e Sociedade
3.5 Resíduos Sólidos
3.6 Arborização e Recursos Florestais
3.7 Conservação e Uso do Solo
3.8 Tecnologias Sociais e Sustentáveis
3.9 Paisagem Urbana

4. Modalidades de Inscrição
4.1 Os trabalhos podem ser apresentados nas seguintes modalidades, obedecendo aos critérios elaborados pela COMISSÃO DO III SEMINÁRIO DE ÁREAS VERDES, instituída através da Portaria nº 28/SVMA.G/2010
4.1.1 Comunicação Oral
4.1.2 Oficina
4.1.3 Painel

5. Inscrições dos Resumos dos Trabalhos - Formulário de Submissão de Trabalhos on line
5.1 As inscrições (submissão de trabalhos) são gratuitas.
5.2 Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição on line disponível no site da Prefeitura do Município de São Paulo, link da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/). O resumo deverá conter a ideia geral do trabalho, indicando: objetivos, justificativas e resultados preliminares a serem apresentados, contendo no mínimo 700 caracteres e no máximo de 3000 caracteres, sem espaços.
5.3 O(s) trabalho(s) deve(m) contemplar os temas contidos no item 3.
5.4 Caso o participante deseje apresentar mais de um trabalho, na mesma ou em diferentes modalidades, deverá preencher fichas de inscrições distintas.
5.5 Os participantes deverão preencher sua(s) ficha(s) de inscrição até às 23h59min, do dia 29 de junho de 2010.
5.6 Após a data supra citada, a ficha de inscrição de resumos (submissão de trabalhos) não mais estará disponível no site.
5.7 A confirmação de cada inscrição será enviada por meio eletrônico e receberá um número de inscrição para controle e organização no processo de seleção.
5.8 Os títulos dos trabalhos selecionados, assim como seus autores, serão publicados no Diário Oficial do Município, em 16 de julho de 2010, com link disponível no endereço: http://www.capital.sp.gov.br.

6. Critérios de Seleção
6.1 Todos os trabalhos entregues dentro do prazo estipulado no item 5.5 e dentro dos requisitos especificados neste Edital serão considerados no processo de avaliação.
6.2 A Comissão Organizadora do III Seminário de Áreas Verdes poderá dispor da quantidade de comunicações orais, painéis e oficinas conforme a disponibilidade de tempo e de espaço.
6.3 Os resumos dos trabalhos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
(a) Adequação à temática proposta;
(b) Articulação e coerência de ideias sobre o tema;
(c) Utilização de linguagem adequada: objetividade e clareza.

7. Seleção dos Resumos dos Trabalhos

7.1 A Comissão Organizadora do III Seminário de Áreas Verdes definirá uma subcomissão para a seleção dos trabalhos a serem apresentados no evento.
7.2 A Comissão Organizadora do III Seminário de Áreas Verdes poderá convocar para esclarecimentos os proponentes ou representantes de grupos que enviarem trabalhos com grande semelhança.

8. Estrutura dos Trabalhos Finais
8.1 Trabalho Escrito:

8.1.1 Estrutura do trabalho enviado para publicação física e/ou digital: Título, Autor(es), Resumo, Introdução, Desenvolvimento do Trabalho, Considerações Finais e Listagem de Referências. O trabalho completo deverá conter no máximo 5 (cinco) páginas, incluindo as fotos, tabelas, gráficos e anexos, se tiver. Os trabalhos que contiverem mais de 5 (cinco) páginas serão desconsiderados para publicação.
8.1.2 Formatação: os trabalhos devem ser salvos em Formato Rich Text (RTF) e o nome do arquivo deverá ser o mesmo nome do trabalho. Exemplo: nomedotrabalho.rtf.
8.2 Painel: dimensões 90cm. X 120cm.
8.2.1 A elaboração e o ônus do painel são de responsabilidade do autor.
8.2.2 Os Painéis devem ser entregues com bastões.
8.2.3 No dia da respectiva apresentação, o autor do trabalho deverá comparecer às 9 (nove) horas no local do evento, a fim de entregar o painel a ser apresentado aos responsáveis pela organização do III Seminário de Áreas Verdes.
8.3 Comunicação oral: O expositor terá quinze minutos para a explanação do trabalho.
8.3.1 A elaboração e o ônus da apresentação são de responsabilidade do autor.
8.3.2 O conteúdo deverá ser apresentado em Power Point, salvo em pen drive próprio e entregue para a organização do evento ou operadores de audiovisual da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, devidamente identificados, apenas no dia da apresentação do trabalho, com uma hora de antecedência.
8.4 Oficinas: As oficinas que ocorrerem dentro do horário do evento deverão ter no máximo 1 (uma) hora de duração.
8.4.1 A elaboração e o ônus da oficina são de responsabilidade do autor.
8.4.2 É obrigatório informar na ficha de inscrição o tempo de duração da oficina, bem como o limite de participantes.
8.4.3 No dia da respectiva oficina, o oficineiro deverá, de acordo com a complexidade de montagem de estruturas para a atividade, comparecer com 2 (duas) horas de antedecedência ou com tempo hábil no local do evento, munido de todos os materiais necessários para a sua realização.

9. Entrega de Trabalhos
9.1 Todos os participantes selecionados deverão entregar seu(s) trabalho(s) final(s) completo(s), conforme item 8.1.1 e 8.1.2 deste Edital, salvo em mídia de DVD ou CDR, no Setor de Protocolo da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – Rua do Paraíso, 387 - Térreo – até as 16 horas, no período de 26 de agosto a 06 de setembro de 2010. Os envelopes devem ser endereçados à Comissão Organizadora do III Seminário sobre Áreas Verdes.
9.2 Todo e qualquer material a ser utilizado para o desenvolvimento das oficinas, elaboração dos painéis ou distribuição ao público presente será de responsabilidade do autor, que deverá levá-lo no dia de sua apresentação.

10. Propriedade Intelectual
10.1 A Comissão Organizadora do III Seminário de Áreas Verdes fará uma publicação física e/ou digital dos resumos dos trabalhos selecionados, a fim de garantir o registro do evento.
10.2 Os trabalhos apresentados no III Seminário de Áreas Verdes serão declarados de “domínio público” por seus respectivos autores. Nenhuma organização ou pessoa terá direitos de propriedade sobre tais trabalhos, que poderão ser utilizados, sem restrição, pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, desde que citados os autores.

11. Cronograma
10.1 Data do Evento: 4, 5 e 6 de novembro de 2010.
10.2 Data da Publicação da Portaria que designa a Comissão Organizadora: 23 de abril de 2010.
10.3 Data para preenchimento de formulário on line dos resumos: até 29 de junho de 2010.
10.4 Divulgação dos selecionados: 16 de julho de 2010.
10.5 Data para entrega dos trabalhos completos: de 26 de agosto a 03 de setembro de 2010.
10.6 Data de divulgação da programação do evento: 04 de outubro de 2010.

12. Aceitação
12.1 A entrega do(s) trabalho(s) significa a concordância com os termos descritos neste edital.

13. Local, data e horário do evento
13.1 Local do Evento: Auditório do Museu de Arte Contemporânea - MAC
Parque do Ibirapuera – Portão 3
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º andar
13.2 Data: 4, 5 e 6 de novembro de 2010.
13.3 Horário: das 9 h. às 12:00 h. e das 14 h. às 17 h..

13. Outras Disposições
13.1 Os casos não previstos nesse edital serão julgados pela Comissão Organizadora do III Seminário de Áreas Verdes.
13.2 Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo endereço eletrônico: seminarioareasverdes@yahoo.com.br
13.3 A Comissão Organizadora do III Seminário de Áreas Verdes não se responsabilizará por danos ou perdas, totais ou parciais, tais como: vandalismo, furto, incêndio, desabamento, enchente, dentre outros que possam ocorrer com os trabalhos.