2014/01/03/205

Data:
03/01/2014
Secretaria:
CULTURA
Orgão:
EDUCAÇÃO
Tipo de Conteúdo:
SERVIDORES
Texto:
REPUBLICADA POR CONTER INCORREÇÕES DO DOC DE 13/04/2013
COMUNICADO Nº 533 DE 12 ABRIL 2013

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições e conforme lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica e Projetos Especiais / CEU, DIVULGA a realização do Curso:”Portas Abertas para a Inclusão – Esporte para Todos”, a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, conforme segue:
JUSTIFICATIVA:
Instituto Rodrigo Mendes e o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF no Brasil, numa parceria estratégica com a Fundação FC Barcelona uniram-se às prefeituras das 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014, para formar professores sobre como promover a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular por meio do esporte seguro e inclusivo.
OBJETIVO:
Apoiar a comunidade escolar das capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, oferendo conteúdos e ferramentas que viabilizem a adoção de políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas para a prática de esportes escolares e da educação física.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Capacitar, os profissionais que atuam nos Centros de Educação Unificados – CEUs, para o desenvolvimento de projetos a partir do conhecimento construído; estimular a interdisciplinaridade como forma de incentivar redes de transformação e fomentar o desenvolvimento de parcerias locais que contribuam para a continuidade e evolução do processo de inclusão no município.
METODOLOGIA:
Conteúdo teórico; discussão de práticas pedagógicas inclusivas; desenvolvimento de projetos, por meio de vídeo-aula, vídeos, trabalhos em grupo e trocas de experiências entre municípios.
CONTEÚDOS:
- Histórico da Educação Inclusiva
- Princípios da Educação Inclusiva
- Elaboração e gestão de projetos
- Educar na Diversidade
- Valores - Barça Kids
- Educação Física Inclusiva - aspectos gerais
- Organização da Educação Nacional como Política Pública
- Políticas Públicas para Educação Física Inclusiva
- Estratégias Pedagógicas - aspectos gerais
- Estratégias Pedagógicas - Educação Física Inclusiva
- Gestão Escolar e Parceiros
- Família / Cidade Educadora
- Controle Social / ECA / Rede de Proteção
- Educação Física Inclusiva - perspectivas futuras
- Incluir brincando
- Atendimento Educacional Especializado

PÚBLICO ALVO:
Coordenador de Ação do Núcleo de Esporte e Lazer e Especialista em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas dos CEUs, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio (Educação Física), em atuação na sala de aula comum e na Sala de Apoio à Inclusão – SAAI. Para participar da formação oferecida a Unidade Educacional deve atender estudantes com deficiência.
TOTAL DE VAGAS:
60 (sessenta) vagas.
INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser realizadas por e-mail: doteducespecial@prefeitura.sp.gov.br, até o dia 17/04/2013, informando: Nome do CEU e DRE, nome completo dos profissionais, RG, CPF, RF, vínculo, QPE, cargo/função e local de exercício, e-mail e telefone para contato. É necessário indicar o polo para a realização da inscrição. As vagas serão distribuídas conforme a ordem de recebimento dos e-mails.
CRONOGRAMA:
Maio: 09, 16 e 23
Junho: 06, 13 e 20
Agosto: 01, 08, 15, 22 e 29
Setembro: 05, 12, 19 e 26
Outubro: 03, 17 e 31
Novembro: 21 e 28
HORÁRIO:
Das 8h30 às 12h30.
CARGA HORÁRIA TOTAL DO PROJETO:
100 horas, sendo 80 horas em aulas presenciais e 20 horas para atividades extraclasse, envolvendo leituras, exercícios, realização de diagnósticos e desenvolvimento de projetos.
LOCAL:
O curso será realizado em 2 (dois) polos compostos por 30 profissionais em cada um:
Polo 1 - CEU Aricanduva – Sala Uso Múltiplo - Av. Aricanduva, 6107-6201 - Cidade Líder - São Paulo, 03930-110.
Polo 2 – CEU Casa Blanca – Sala Uso Múltiplo - Av. João Damasceno, 85 - Vila das Belezas, 7350 - São Paulo, 05841-160.
RECURSOS:
Humanos: Monica Leone Garcia, RF 600.632.9 e Maria Emília de Lima, RF 666.155.6.
MATERIAS:
Salas de aula com infraestrutura para o ensino a distância (televisão conectada a antena parabólica), computador com acesso à internet e material didático específico.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dos participantes envolverá os seguintes itens: entrega de exercícios, auto avaliação e desenvolvimento dos projetos.
CERTIFICAÇÃO:
Fará jus ao certificado o participante que obtiver 75% de presença e conceito satisfatório.

ÁREA PROMOTORA:
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Instituto Rodrigo Mendes.
Haverá dispensa de ponto do dia para os participantes nos termos da Portaria nº 2.422 de 12/04/2013.