2014/01/04/255

Data:
04/01/2014
Secretaria:
CULTURA
Orgão:
EDUCAÇÃO
Tipo de Conteúdo:
EDITAIS
Texto:
DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
COMUNICADO Nº02 / Janeiro 2014 / Terceirizadas

A Secretaria Municipal de Educação - SME por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), COMUNICA aos Senhores Diretores da Rede Municipal de Ensino (EMEI, EMEF, EMEBS, EMEFM), os cardápios que deverão ser cumpridos nas unidades escolares com serviço contratado para o preparo e fornecimento de alimentação escolar (TERCEIRIZADAS), Cadastradas no Programa Recreio nas Férias, atendidas pelas empresas APETECE SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO, MASAN ALIMENTOS E SERVIÇOS LTDA., SHA COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA., DENJUD REFEIÇÕES COLETIVAS ADMINIST e FACILITY ALIMENTAÇÃO. no período de 13/01 a 17/01/2014. Esclarece, ainda, que:
1) Para atender a Lei Mun. nº 14.404 (publicada no DOC de 22/05/07 – Pg 1), o cardápio deve ser afixado no refeitório, em local de fácil acesso à comunidade escolar.
2) O Diretor da unidade ou Gestor do CEU é responsável por:
a) Acompanhar e controlar diariamente as atividades relativas à execução dos serviços na unidade, especialmente no que se refere à medição inicial:
- apontamento da quantidade de cada tipo de alimentação fornecida
- quantificação de refeições e sobremesas, separadamente, e repetições (no caso de EMEFs).
- utilização de fichas ou catracas para contagem de refeições distribuídas.
b) Avaliar os serviços prestados;
c) Apontar eventuais ocorrências que possam sujeitar a contratada a penalidades.
d) Registrar todas as informações diárias na folha de medição inicial dos serviços.
e) Observar todos os demais procedimentos que lhe são atribuídos no Contrato.
2.1) Caberá também ao Diretor informar à empresa prestadora de serviços, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, quanto à dispensa das aulas, que implique no cancelamento do fornecimento da alimentação ou na significativa diminuição de sua quantidade (especificado em edital e contrato).
3) A direção da unidade deverá, caso necessário, solicitar o fornecimento de kits para passeios ou eventos externos, com antecedência mínima de 05 dias úteis, via e-mail, à Diretoria Regional de Educação, por meio do formulário padronizado, conforme orientação da SME.
4) As preparações do cardápio deverão ser elaboradas conforme Receituário Padrão para unidades terceirizadas, disponível na cozinha das unidades educacionais e site do DAE.
5) Para os alunos com dieta especial autorizada, os cardápios publicados no DOC deverão ser adaptados conforme “Relação de Alimentos Substitutos” referente a cada doença.
6) Os cardápios publicados no Diário Oficial da Cidade poderão, eventualmente, sofrer alteração, autorizada previamente por nutricionista do DAE/Planejamento de Cardápio, a qual será comunicada pela empresa às unidades em que presta serviços.
7) A supervisão de toda a equipe de trabalho das empresas é realizada por Nutricionista, responsável técnico pela adequada prestação dos serviços contratados.
8) A Direção da unidade escolar ou Gestor do CEU comunicará a medição dos serviços, mensalmente, à respectiva Diretoria Regional de Educação – DRE, que deverá conferir os dados e encaminhá-los ao Departamento de Alimentação Escolar – DAE, nos termos estabelecidos em Contrato.
9) Os cardápios foram elaborados por nutricionistas do DAE e acordado com os nutricionistas Responsáveis Técnicos das empresas, abaixo identificados:
- Renata Pereira Gaspar – CRN. 3 nº 6704 – Facility Alimentação Ltda.
- Gláucia D’Amico Gianini - CRN3. nº 8.403 – Masan Alimentos e Serviços Ltda.
- Rita de Cassia Carvalho Oda - CRN3. 11394 - Apetece Sistemas de Alimentação Ltda.
- Claudia Leonor Prieto – CRN. 3 nº 1138 – Denjud Refeições Coletivas Admnistrat.
- Sofia Edneia Vitti – CRN. 3 nº 10.270– SHA Comércio de Alimentos Ltda.

DESJEJUM - LANCHE DE 5 A 6 HORAS
SEMANA DE 13/01 a 17/01/2014
Segunda-feira: Leite Integral com Achocolatado e Pão Bisnaguinha Integral com Requeijão.
Terça-feira: Suco de Laranja Integral Pasteurizado e Pão de Forma com Margarina.
Quarta-feira: Composto Lácteo Café, Biscoito Salgado e Mamão.
Quinta-feira: Leite Integral, Cereal (Flocos de Milho) e Banana Nanica
Sexta-feira: Composto Lácteo Café e Biscoito Doce.

ALMOÇO
SEMANA DE 13/01 a 17/01/2014
Segunda-feira: Arroz, Feijão Carioca, Salsicha ao Vianagrete, Verdura Refogada (Repolho) e Goiabada Individual.
Terça-feira: Arroz, Feijão Carioca, Ovo Mexido Colorido (Cenoura e Ervilha em Conserva), Legume Cru (Beterraba) e Abacaxi.
Quarta-feira: Macarrão com molho de tomate, Carne Bovina Moída, Verdura Crua (Alface) e Salada de Frutas (Maçã, Mamão, Banana e Suco de Laranja Integral Pasteurizado).
Quinta-feira: Arroz, Feijão Carioca, Frango Cebola e Salsa, Legume Refogado (Abóbora) e Melão.
Sexta-feira: Arroz, Feijão Carioca, Peixe com Legumes (Cenoura e Batata) e Melancia.

LANCHE DA TARDE - LANCHE DE 4 HORAS
SEMANA DE 13/01 a 17/01/2014
Segunda-feira: Composto Lácteo Café e Bolo individual de Chocolate com recheio de Chocolate.
Terça-feira: Iogurte com Granola
Quarta-feira: Leite Integral com Achocolatado e Pão Bisnaguinha com Geléia.
Quinta-feira: Pudim de Chocolate e Maçã.
Sexta-feira: Néctar/Suco Tropical de Maracujá e Pão Hot Dog com Queijo.

NOTA:
1. O Pudim deve ser servido gelado.
2. Devido ao período de verão, dar preferência para servir o leite integral frio.

KITS LANCHES
Finalidade: Os kits lanches têm a finalidade de viabilizar o atendimento de alunos da EMEI, EMEF,EMEFM e EJA que saem da unidade para participarem de eventos externos (eventos culturais, esportivos, musicais ou de lazer).
Pode ser fornecido ao aluno, conforme a duração do evento:
Quantidade Por Aluno:
Até 4 hs = 1 lanche/aluno; 5 a 7 hs = 2 lanches/aluno; 8 horas ou mais = 3 lanches/aluno.
Tipos de Kits: (poderão ser fornecidos, a critério do Departamento de Merenda Escolar / Gestão de Terceirizadas):
Modelo de Kit nº1: Bebida Láctea Chocolate + Pão tipo Hot Dog com Queijo + Fruta.
Modelo de Kit nº2: Bebida Láctea Chocolate + Biscoito Salgado Integral + Fruta.
Modelo de Kit nº3: Suco Tropical ou Néctar de fruta + Pão Tipo Bisnaguinha + Barra de Cereal.
Porcionamentos:
Bebida Láctea Sabor Chocolate/ Suco Tropical/ Néctar de frutas = 200 ml em embalagem individual longa vida.
Biscoito Salgado Integral = mínimo de 25 gramas em embalagem individual.
Pão tipo Bisnaguinha = 2 unidades (cerca de 40 a 50 gramas).
Barra de Cereal = 25 gramas em embalagem individual.
Fruta = 1 unidade.
Pão tipo hot dog = 1 unidade.
Queijo = 40 gramas (2 fatias).
Prazo para Solicitação: Os Kits devem ser solicitados com antecedência mínima de 05 dias úteis anteriores ao evento, observando as instruções constantes no Edital de Pregão nº 20/DME/SME/2010.