2014/10/25/699

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO LIMPO
SERVIDORES
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO
PUBLICADA POR OMISSÃO DO DOC DE 29/08/2014.
COMUNICADO Nº 45
O Diretor da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico Pedagógica, COMUNICA a realização do Curso Optativo Ensino como pesquisa, com validação nº 345/14.
JUSTIFICATIVA: Propomos que pensemos o Ensino como Pesquisa, em vez de pensarmos em Pesquisa e Ensino. As concepções problematizadas no Programa Mais Educação São Paulo que se referem à infância, à alfabetização, à interdisciplinaridade e à autoria propõem mudanças significativas no perfil de alunos(as), professores(as), gestores(as) e demais profissionais da educação que se pretende formar e, reconhecemos a Pesquisa como fio condutor e propulsor de todas as possíveis transformações.
OBJETIVOS: Possibilitar experiências que privilegiem o ensino como pesquisa, construindo experiências e buscando possíveis caminhos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ampliar os referenciais teóricos e problematizações acerca do ensino como pesquisa; Construir coletivamente uma perspectiva de análise a respeito das construções históricas permeadas pelo poder que envolvem o controle da produção de conhecimento; Problematizar as concepções em torna das metodologias.
CONTEÚDOS:
10/09 (14h às 18h): Apresentação do Curso e sondagens das concepções em torno da “Pesquisa” e do “Ensino”; Introdução aos estudos teóricos: A perspectiva do Ensino Como Pesquisa (Transcrição da Palestra da Professora Doutora Maria do Rosário da Cunha Peixoto – Universidade de Manaus); Estudo do texto: “O termo ausente: Experiência - A miséria da Teoria de E.P. Thompson”.
17/09 (14h às 18h): Estudo do texto: “A reforma do ensino” de Marilena Chauí. Dinâmica de Grupo – Excertos do livro “A paixão de conhecer o mundo” de Madalena Freire. Síntese do encontro (Atividade em grupo). Vídeo: Meu amigo Nietzsche – Diálogo.
24/09 (14h às 18h): Apresentação: “A vida na escola e a escola da vida” Claudius Ceccon. Problematização: As expectativas em torno da “escola”; Reflexão: Produção do Conhecimento X Reprodução do Conhecimento – Leitura: “Dominante, Residual e Emergente”; Produção coletiva de texto relacionando a reflexão e a leitura do texto. Apresentação das produções. Encerramento e Considerações Finais.
METODOLOGIA: Leitura compartilhada, reflexões, diálogo, vídeo, análise de experiências, dinâmica de grupo, análise de fontes e dados, construção de textos.
PÚBLICO ALVO: Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professores de Educação Infantil.
CARGA HORÁRIA: 12 horas
CRONOGRAMA:
10/09, 17/09 e 24/09 de 2014.
LOCAL: DRE Campo Limpo- sala 03 - Av. João Dias, 3763 - Jardim Santo Antonio - Horário: 14h às 18h. Carga Horária: 4 horas
FORMADORES: Marilu Santos Cardoso
INSCRIÇÕES: Inscrições pelo link:
VAGAS: 50
AVALIAÇÃO: Frequência 100% e produção das atividades desenvolvidas dentro do horário do curso
CERTIFICAÇÃO: Terá direito ao certificado os participantes que obtiverem frequência de 100% e aproveitamento satisfatório (conceito S).
ÁREA PROMOTORA: SME - DRE CAMPO LIMPO – DOT-P