2018/04/07/553

Data:
07/04/2018
Secretaria:
HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO M
Orgão:
GESTÃO DE TALENTOS
Tipo de Conteúdo:
CONCURSOS
Texto:
HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL
Departamento Técnico de Gestão de Talentos


DEPARTAMENTO TÉCNICO DE GESTÃO DE TALENTOS – DGT
GERÊNCIA TÉCNICA DE CONTROLE DE PESSOAL – DGT-1
CONCURSO PÚBLICO Nº01/2018 PARA PROVIMENTO DE CARGOS VAGOS DE ANALISTA DE SAÚDE – MÉDICO E ANALISTA DE SAÚDE – ENFERMAGEM
EDITAL Nº01/2018 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES



O HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL – HSPM torna pública a retificação da tabela constante do item 1.4., Capítulo I do Edital nº 01/2018 – HSPM, a inclusão do item 1.4.2 bem como a exclusão do item 13.11., que passou a ter a redação do item 13.12.
Torna pública, ainda, a inclusão do subitem o11, item 14.3. do Capítulo XIV, bem como nova redação nas especialidades especificadas dos Anexos I e V, e ajuste de termo específico no Anexo III.

[...]













((IMG:CLBECDM101.PDF))
((IMG:CLBECDM102.PDF))
((IMG:CLBECDM103.PDF))
((IMG:CLBECDM104.PDF))
((IMG:CLBECDM105.PDF))
((IMG:CLBECDM106.PDF))
((IMG:CLBECDM107.PDF))
((IMG:CLBECDM108.PDF))
((IMG:CLBECDM109.PDF))
((IMG:CLBECDM110.PDF))
((IMG:CLBECDM111.PDF))



























[...]
1.4.2. Das vagas disponíveis para a especialidade de Clínica Médica, uma (01) será para atendimento em Enfermaria; uma (01) para atuação no Pronto-Socorro Adultos, em regime de plantão/diarista; e uma (01) será para atendimento ambulatorial.

[...]
13.11. A resposta ao recurso interposto, quer procedente ou improcedente, será levada ao conhecimento do candidato que interpôs o recurso por meio de divulgação na área específica do candidato, no site do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br).

[...]
o13) Para a especialidade de Dermatologia: a comprovação de atuação de 2 (dois) anos em cirurgia Dermatológica e Micrográfica deverá ser proveniente de serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, não podendo incluir o tempo de formação;

ANEXO I – SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
[...]
CIRURGIA GERAL – PRONTO SOCORRO ADULTOS (RETAGUARDA): Atuar no acompanhamento dos pacientes cirúrgicos internados pelo pronto-socorro do HSPM, bem como proceder as reoperações necessárias. Realizar interconsultas solicitadas pelas outras clínicas do hospital. Realizar atendimento ambulatorial em Cirurgia Geral. Realizar as cirurgias eletivas e semieletivas em Cirurgia Geral. Participar ativamente das discussões de casos com médicos residentes, bem como orientá-los em procedimentos cirúrgicos.
CLÍNICA MÉDICA PARA PRONTO SOCORRO ADULTOS: Clinicar e medicar pacientes; Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente. Atendimento de urgência e emergência na especialidade. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. Assumir responsabilidades sobre os procedimentos médicos que indica ou do qual participa; Responsabilizar-se por qualquer ato profissional que tenha praticado ou indicado, ainda que este tenha sido solicitado ou consentido pelo paciente ou seu representante legal; Respeitar a ética médica; Planejar e organizar qualificação, capacitação e treinamento dos técnicos e demais servidores lotados no órgão em que atua e demais campos da administração municipal; Guardar sigilo das atividades inerentes as atribuições do cargo, levando ao conhecimento do superior hierárquico informações ou notícias de interesse do serviço público ou particular que possa interferir no regular andamento do serviço público; Apresentação de relatórios semestrais das atividades para análise; Executar outras tarefas da mesma natureza ou nível de complexidade associadas ao seu cargo
[...]
NEFROLOGIA: Prestar assistência médica em Nefrologia efetuando os procedimentos técnicos pertinentes à especialidade e executando tarefas afins; Clinicar e medicar pacientes dentro de sua especialidade; Realizar solicitação de exames-diagnósticos especializados relacionados a sua especialidade; Analisar e interpretar resultados de exames diversos, comparando-os com os padrões normais para confirmar ou informar o diagnóstico; Emitir diagnóstico, prescrever medicamentos relacionados a patologias específicas, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica; Realizar passagem de cateteres de duplo lúmen para hemodiálise; Manter registros dos pacientes, examinando-os, anotando a conclusão diagnosticada, o tratamento prescrito e a evolução da doença; Prestar atendimento em urgências clínicas, dentro de atividades afins; Coletar e avaliar dados na sua área de atuação, de forma a desenvolver indicadores de saúde da população; Elaborar programas educativos e de atendimento médico-preventivo, voltado para a comunidade em geral; Assumir responsabilidades sobre os procedimentos médicos que indica ou do qual participa; Responsabilizar-se por qualquer ato profissional que tenha praticado ou indicado, ainda que este tenha sido solicitado ou consentido pelo paciente ou seu representante legal; Respeitar a ética médica; Planejar e organizar qualificação, capacitação e treinamento dos técnicos e demais servidores lotados no órgão em que atua e demais campos da administração municipal; Guardar sigilo das atividades inerentes as atribuições do cargo, levando ao conhecimento do superior hierárquico informações ou notícias de interesse do serviço público ou particular que possa interferir no regular andamento do serviço público; Apresentação de relatórios semestrais das atividades para análise; Executar outras tarefas da mesma natureza ou nível de complexidade associadas ao seu cargo
[...]
NUTROLOGIA: Indicar e prescrever a terapia nutricional para adultos e crianças. Orientar os pacientes, familiares ou responsáveis legais quanto aos riscos e benefícios do procedimento. Assistência diária aos pacientes internados, incluindo cobertura em finais de semana de acordo com escala de visita estabelecida com demais médicos nutrólogos. Garantir registros da evolução e procedimentos médicos.Participar das reuniões da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional.Participar da educação continuada junto aos demais membros do corpo clínico e residentes. Assistência ambulatorial de pacientes em risco nutricional e a solicitações de outras especialidades. Acompanhamento nutrológico ambulatorial de pacientes em terapia nutricional domiciliar.

ANEXO V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ANALISTA DE SAÚDE – MÉDICO:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
[...]
CIRURGIA GERAL – PRONTO SOCORRO ADULTOS (RETAGUARDA): Propedêutica e avaliação do paciente cirúrgico. Transfusão, Controle hidroeletrolítico e nutricional do paciente cirúrgico. Antimicrobianos em cirurgia geral. Anestésicos locais. Anestesia loco regional. Fios de sutura: aspectos práticos do seu uso. Curativos: técnica e princípios básicos. Pré e pós-operatório em cirurgias eletivas e de urgência/emergência. Complicações cirúrgicas trans e pós-operatórias. Imunologia e transplantes. Mecanismos de rejeição. Parede abdominal. Omento. Mesentério e Retroperitôneo. Hérnias da parede abdominal. Choque. Síndrome compartimental do abdome. Urgência: abdome agudo. Doenças que simulam abdome agudo. Apendicite aguda. Úlcera péptica perfurada. Pancreatite aguda. Isquemia mesentérica. Obstrução intestinal. Doença diverticular dos cólons. Diverticulite. Colecistite. Litíase biliar. Retocolite ulcerativa. Doença de Crohn. Atendimento ao politraumatizado, Traumatismo abdominal, Traumatismo torácico, Traumatismo do pescoço, Traumatismo crânio-encefálico e raquimedular. Resposta endócrina e metabólica ao trauma, Videolaparoscopia diagnóstica e cirúrgica. Hipertensão portal e cirrose. Queimaduras. Urgências cardiorrespiratórias. Sistema de atendimento pré- -hospitalar. Hemorragia digestiva. Considerações fundamentais: pré e pós-operatório; reposição nutricional e hidroeletrolítica do paciente cirúrgico. Infecções e complicações em cirurgia; Cicatrização das feridas e cuidados com drenos e curativos. Lesões por agentes físicos, químicos e biológicos; queimaduras. Hemorragias interna e externa; hemostasia; sangramento cirúrgico e transfusão; Noções importantes para o exercício da Cirurgia Geral sobre oncologia; anestesia; cirurgias pediátrica, vascular periférica e urológica; ginecologia e obstetrícia; Antibioticoterapia profilática e terapêutica; infecção hospitalar; Tétano; mordeduras de animais. Cirurgia de urgência; lesões viscerais intra-abdominais; Abdômen agudo inflamatório, traumático penetrante e por contusão.
[...]
CIRURGIA VASCULAR: Doença arterial crônica. Aneurismas. Artrites/ vasculites. Síndrome do desfiladeiro cervical. Pé diabético. Isquemia visceral. Insuficiência vascular cerebral extracraniana. Oclusões arteriais agudas. Arteriopatias vasomotoras. Varizes dos membros inferiores. Doença tromboembólica venosa. Feridas de origem vascular. Linfangites/ erisipelas e linfedemas. Angiodisplasias. Trauma vascular. Acessos vasculares. Acessos para hemodiálise (cateteres e fístula). Ultrassonografia Vascular. Cirurgia Endovascular.
CIRURGIA VASCULAR – RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA: CIRURGIA VASCULAR: Varizes. Trombose venosa profunda. Isquemia Arterial aguda. Insuficiência Arterial crônica. Aneurismas. Arterites. Trauma vascular. Ultrassonografia vascular. Cirurgia endovascular. Síndrome do desfiladeiro cervical. Pé diabético. Acessos vasculares. Insuficiência arterial crônica das extremidades. Insuficiência vascular cerebral extracranianas. Oclusões arteriais agudas. Arteriopatias vasomotoras. Varizes dos membros inferiores. Doença tromboembólica venosa. Linfangites/ erisipelas e linfedemas. Angiodisplasias. Trauma vascular. Acessos para hemodiálise (Cateteres e Fístula). Feridas de origem vascular.
RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA: Equipamento de angiografia e proteção radiológica; Materiais e meios de contraste; Aspectos gerais da angiografia; Complicações dos acessos vasculares; Princípios gerais da embolização vascular periférica; Embolização de malformação arterio-venosa; Embolização de tumores; Embolização de hemoptise; Hemorragia digestiva alta e baixa; Embolização para hiperesplenismo; Embolização porta; Quimio-embolização hepática; Embolização de miomatose uterina; Embolização em hemorragia purperal; Embolização em varicocele e hiperplasia prostática benigna; Remoção de corpos estranhos intravasculares; Tratamento endovascular do tromboembolismo pulmonar agudo; Implante de filtro de veia cava; Síndrome de veia cava superior; Diagnóstico e tratamento endovascular de aneurismas de aorta e periféricos; Angiografia cerebral, troncos supra-aorticos e medular; Tratamento da doença oclusiva de troncos supra-aóticos. Biopsias percutâneas guiadas por imagem; Drenagem de coleções torácicas e abdominais guiadas por imagem; Tratamento percutâneo de lesões biliares benignas e malignas; Shunt Porto-sistêmico intra-hepático transjugular (TIPS); Recanalização de veia porta.
[...]
CLÍNICA MÉDICA PARA PRONTO SOCORRO ADULTOS: Dor torácica. Dor abdominal e Cefaleias. Dor lombar, cervical e Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Dores musculares. Espasmos. Cãibras e fraqueza muscular. Febre: diagnóstico diferencial e conduta. Edema: diagnóstico diferencial e manejo. Hipertensão Arterial Sistêmica. Insuficiência cardíaca. Insuficiência coronária. Arritmias cardíacas. Febre reumática. Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Cor Pulmonale. Parada cardiorrespiratória. Conhecimento teórico e prático da ACLS. Anemias. Distúrbios da coagulação. Trombose e Insuficiência Vascular Periférica. Úlceras de estase. Diagnóstico e manuseio das afecções mais comuns da pessoa idosa. Avaliação e diagnóstico das doenças infecciosas: HIV/AIDS, Hepatites, Pneumonias, ITU, Tuberculose, Tétano, Dengue, ZIKA, Chikungunya. Doenças Endêmicas de Notificação Compulsória (Malária, Leptospirose). S. Mansônica. Sepsis. Choque séptico, choque hipovolêmico, choque cardiogênico e choque obstrutivo. Endocardite bacteriana e parasitoses intestinais. Diarreia Infecciosa aguda e intoxicação alimentar. Gastroenterites. Intoxicações exógenas. Afecções de vias aéreas superiores. Pneumonias. Asma por exposição profissional. Insuficiência respiratória aguda. Tromboembolismo pulmonar. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Doença Profissional. Insuficiência renal aguda. Insuficiência renal crônica. Obstrução das vias urinarias. Litíase. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Artrite Reumatoide. Doença Articular Degenerativa. Artrite infecciosa. Diabetes Mellitus. Doenças da tireoide. Doença vascular cerebral. Viroses do Sistema Nervoso Central: meningites e encefalites. Diagnóstico precoce das neoplasias mais comuns: mama, ovário, testículo, pulmão, cólon, colo de útero, pele, próstata e fígado. Dermatopatias mais comuns: infecciosas, alérgicas, irritativas e dermatoses ocupacionais. Síndrome convulsiva. Abordagem inicial dos principais problemas de Saúde Mental: ansiedade, depressão, bulimia e anorexia nervosa. Promoção da Saúde: cessação do tabagismo, vacinação de adultos, controle de peso, prevenção das afecções prevalentes, saúde oral, visual em pessoas do sexo masculino e feminino na faixa etária dos 40-80 anos. Pneumonias bacterianas e virais (influenza – H1N1). Pneumotórax (classificação – tipos). Edema agudo de pulmão. Bronquite asmática. Crise asmática. Mal asmático. Crise hipertensiva. Emergência hipertensiva. Distúrbios hidroeletrolíticos. Cetoacidose diabética. Diabetes mellitus. Diabetes infanto-juvenil. Anemias: classificação. Anemia Falciforme, crise de falcização. IAM com supra ST. IAM sem supra
[...]
DERMATOLOGIA: Anatomia da face. Instrumental cirúrgico. Fios e materiais para sutura. Esterilização, desinfecção e antissepsia. Segurança da cirurgia dermatológica em consultório. Anestesia em consultório. Anestesia tópica. Anestesia infiltrativa. Curativos e coberturas. Técnicas e materiais hemostáticos. Biópsias de pele. Biópsias especiais. Eletrocirurgia, eletrólise e eletrocoagulação. Radioeletrocirurgia. Criocirurgia. Cirurgia dermatológica em crianças. Cirurgia dermatológica na gravidez. Cirurgia dermatológica em idosos. Complicações em cirurgia dermatológica. Técnicas básicas de excisões cirúrgica. Cirurgia de cisto, lipoma e nevo. Cirurgia das unhas. Enxertos e retalhos. Tratamento de lesões pré-malignas. Tratamento de tumores malignos cutâneos não melanomas. Tratamento do melanoma no consultório dermatológico. Cirurgia micrográfica.
[...]
NUTROLOGIA: Métodos de Rastreamento e Avaliação Nutricional em adultos e crianças. Curvas de Crescimento em Pediatria da OMS. Legislação: Conhecer a Portaria nº 272/98 e RDC nº 63/2000. Atribuições da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, do coordenador clínico e do médico. Necessidades Nutricionais do recém-nascido e suas modificações em estados patológicos. Gasto energético em adultos e crianças: cálculos. Nutrologia Pediátrica: alergia alimentar com ênfase em alergia à proteína do leite de vaca, intolerância à lactose. Nutrição e Imunidade: imunomodulação e intestino. Doença Celíaca. Diarreia aguda, persistente e crônica. Distúrbios do metabolismo hidroeletrolítico por excesso ou perda. Distúrbios acidobásicos. Má absorção: diagnóstico clínico e laboratorial, tratamento. Carências vitamínicas. Dislipidemias. Terapia Nutricional Enteral: indicações, tipos de dieta, modos de administração. Terapia Nutricional Parenteral: indicações, necessidades de macro e micronutrientes, cálculo, vias de acesso e complicações. Desnutrição energética proteica nas diferentes fases da vida: diagnóstico, deficiências e tratamento. Desnutrição hospitalar: prevalência e impacto. Obesidade e comorbidades mais frequentes. Osteoporose. Sarcopenia. Terapia Nutricional em Condições Clínicas Especiais: lesões por pressão, cirurgia, pancreatite, diabetes, obesidade, câncer, hepatopatias, nefropatias, síndrome de imunodeficiência adquirida, pacientes criticamente enfermos, disfagia e síndrome do intestino curto. Metabolismo do Jejum.Indicações de prebióticos e probióticos.

ANALISTA DE SÁUDE – ENFERMAGEM
POLÍTICAS DE SAÚDE: Constituição da República Federativa do Brasil – Art.196 a 200. Lei nº 8.080 de 19/09/1990. Lei Federal nº 8.142 de 28/12/1990. Lei Orgânica do Município – 04/04/1990, artigo 212 a 218. Decreto Federal nº 7.508 de 2011. Processo Saúde/doença. Código de Ética de Enfermagem (revisão de 08 de fevereiro de 2007). Doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo e no Município de São Paulo. Preenchimento da Declaração de Óbito.


ANEXO III – DECLARAÇÃO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR

[...] No segundo modelo de declaração:

Onde se lê: ANALISTA DE SAÚDE - MÉDICO NA ESPECIALIDADE
Leia-se: ANALISTA DE SAÚDE - ENFERMAGEM