2019/02/21/173

Data:
21/02/2019
Secretaria:
SÃO PAULO OBRAS
Orgão:
GABINETE DO PRESIDENTE
Tipo de Conteúdo:
LICITAÇÕES
Texto:
RDC PRESENCIAL Nº 001/18 PROCESSO Nº 145180930
OBJETO: Contratação de empresa ou consórcio de empresas especializadas em engenharia para a execução de obras e serviços de reforma e adequação dos boxes e execução de cobertura do paddock e do prédio de apoio, junto à reta principal do Autódromo Municipal José Carlos Pace – Interlagos, conforme Termo de Referência - Anexo I.


BOLETIM DE ESCLARECIMENTO 02

Pergunta 01: Com relação as alíneas b.3) e d.2) do item 12.2.4, que se referem a “Construção e/ou reforma de edificação industrial ou equivalente”, avaliando os itens mais significativos da planilha da obra de reforma da edificação envolvida, temos: Demolições de concreto; Execução de piso de concreto armado; Estrutura metálica e cobertura; Esquadrias metálicas; Instalações elétricas; Instalações hidrossanitárias; Pintura. Entendemos que se forem apresentados atestados técnicos de construção ou reforma de uma edificação pública, exceto residencial, no quantitativo mínimo exigido no Edital, e que contenham exatamente os mesmos itens mencionados acima, esses atestados seriam considerados equivalentes, por tratarem-se de serviços idênticos, pertinentes e compatíveis ao objeto da presente licitação. Está correto nosso entendimento?

Resposta 01: Sim

Pergunta 02: Tendo em vista que os serviços de Estruturas Metálicas e Coberturas tensionadas representam valor significativo no custo da presente licitação e de acordo com os critérios de medição e pagamento da presente licitação remuneram tais serviços apenas após a montagem dos mesmos, solicitamos que tais critérios sejam revistos de forma que viabilizem o fluxo de caixa do empreendimento.

Resposta 02: Ficam mantidos os critérios de medição definidos no Edital e seus anexos.

Pergunta 03: De acordo com critério de medição do item “SPOBRAS BOX-076” perguntamos: Tal critério está em desacordo com o Termo de Referência que prevê no item 4.1.3 que as vigas serão futuramente reaproveitadas. Solicitamos esclarecimentos se realmente serão armazenadas e reaproveitadas em utilização futura ou demolidas.

Resposta 03: As vigas pré-moldadas não serão demolidas. As vigas pré-moldadas serão removidas, armazenadas e reaproveitadas em utilização futura.

Pergunta 04: No caso de demolição das mesmas perguntamos ainda:Todo o material gerado pela demolição completa das vigas pré-moldadas serão remunerados nos itens 8, 9 e 10 da planilha orçamentária? Caso contrário, onde os mesmos serão remunerados?

Resposta 04: Ver resposta 3.

Pergunta 05: O critério de medição do serviço de demolição controlada de vigas e cabeças de pilares afirma que todo o escoramento necessário para retirada das vigas está embutido no preço, porem na CPU foi considerado somente o fornecimento de andaime metálico tipo fachadeiro que não tem capacidade de sustentação para a carga da viga (15 toneladas). Como será pago o escoramento necessário da estrutura de concreto existente para a retirada de tais vigas?

Resposta 05: Todos os custos e materiais necessários para a execução dos serviços mencionados estão informados na CPU e serão remunerados de acordo com o Critério de Medição apresentado. Cabe ao proponente a adoção de metodologia executiva compatível com os serviços.

Pergunta 06: O cronograma Físico Financeiro deverá contemplar apenas os 120 dias de execução das obras e serviços ou 300 dias incluindo a operação assistida? Caso o Cronograma Físico-Financeiro deva contemplar o prazo de operação assistida também, não estamos conseguindo identificar na Planilha Orçamentária a previsão de custos para a operação assistida. Solicitamos esclarecimentos de quais itens contemplam tais custos.

Resposta 06: O Cronograma Físico Financeiro deverá contemplar os 300 dias, incluindo a operação assistida. Os custos de operação assistida estão relacionados a Cobertura e estão contemplados no item SPObras - BOX-085.


Pergunta 07: No anexo Critérios de Medição, consta Código de Serviços BOX-081, Origem SPOBRAS, Descrição: Operação Assistida, porém tal serviço não consta da planilha orçamentária. Solicitamos esclarecimentos sobre o mesmo.

Resposta 07: Deverá ser desconsiderado o critério de medição BOX-081. Os custos de operação assistida estão contemplados no item SPObras - BOX-085, sendo relacionados a Cobertura, conforme descrito no Termo de Referência.

Pergunta 08: O Edital, em seu item 7. ORÇAMENTO, informa que para fins de referência do valor estimado para execução das obras e serviços objeto desta concorrência, que o mesmo foi acrescido das taxas máximas de Bonificação e Despesas Indiretas, de 23,48% para obras e de 37,20% para Projetos, porém na planilha orçamentária os serviços de FORNECIMENTODEESTRUTURA METÁLICA DA COBERTURA TENSIONADA EM AÇO ASTM A572 G50 E PINTURA INTUMESCENTE, bem como FORNECIMENTO DE MEMBRANA PARA COBERTURA TENSIONADA, sobre os mesmos foi aplicado BDI de 16,80%, diferentemente do que foi informado no Edital. Solicitamos portanto a correção da planilha orçamentária e consequentemente do valor de referência desta licitação.

Resposta 08: Prevalece a informação constante do orçamento e das composições de custo.

Pergunta 09: De acordo com o cronograma, os projetos deverão ser entregues no 21º dia, porém, há serviços que tem início antes desta data de entrega dos projetos: fabricação e instalação de estrutura metálica e membrana, demolição dos boxes, etc.- Deve-se iniciar a fabricação sem projeto aprovado? - Deve-se iniciar a instalação de estrutura metálica sem aprovação de projeto?
Resposta 09: Não. A fabricação e montagem da estrutura metálica somente poderá ser iniciada após a aprovação, por parte da SPObras. O prazo máximo estabelecido para conclusão das entregas projetos de fabricação, devidamente aprovados, é o 21º dia. Assim, as entregas deverão ocorrer o mais cedo possível para viabilizar a execução dos serviços.

Pergunta 10: Visto que os projetos de arquitetura estão desatualizados, pois não demonstram vigas de concreto que serão demolidas, a elaboração de projetos executivos de arquitetura estão no escopo da contratada? Qual o prazo para elaboração? O projeto deverá ter aprovação antes do início da reforma dos boxes. Nosso entendimento está correto?
Resposta 10: Não, os projetos executivos de arquitetura não são escopo da contratada.

Pergunta 11: Tendo em vista o cronograma com prazos extramamente curtos, solicitamos que seja esclarecido o prazo do orgão para aprovação dos projetos.
Resposta 11: O prazo para aprovação dos projetos é de 5 dias úteis.

Pergunta 12: Considerando as especificações da membrana que define o atendimento a padrões internacionais e os prazos requeridos no cronograma da obra, restringindo a importação a apenas frete aéreo e, consequentemente, envolvendo altos custos, perguntamos se foi considerado frete aéro ou marítimo no preço orçado pela prefeitura?

Resposta 12: Todos os custos para realização do serviço estão contemplados orçamento.

Pergunta 13: Sobre o reaproveitamento das peças, perguntamos: a) Quais serão os materiais previstos para reaproveitamento? O reaproveitamento se dará ainda nesta obra ou em uma próxima a ser executada pela Prefeitura? b) Onde os mesmos serão depositados? c) Caso haja peças danificadas, a proponente será penalizada? De que forma? d) Qual será o critério de avaliação?
Resposta 13: a) Todos os materiais existentes nos boxes de instalações de infra, hidráulicas, elétricas, ar comprimido, sistemas de detecção e combate a incêndio, caixilharia e outros correlatos, para possibilitar os serviços de reformas dos boxes, conforme previsto no Termo de Referência, deverão ser removidos para reaproveitamento. Alguns materiais serão reaproveitados nesta obra e outros em outras intervenções futuras no autódromo. b) Os materiais serão depositados dentro das dependências do autódromo. c) Não. d) Prejudicado.

Pergunta 14: De acordo com o Termo de Referência, durante os PPD’s (Período Parciamente Disponíveis- de sexta-feira à domingo) serão liberados somente os serviços no interior dos boxes porém, esta etapa tem duração apenas até o 49º dia portanto, após este período, a equipe poderá trabalhar somente de segunda a quinta para execução de serviços de estrutura metálica e montagem de membrana?
Resposta 14: O entendimento está equivocado. Entende-se por serviços no interior dos boxes todas as atividades que não impeçam a circulação no Pit-Lane, podendo-se trabalhar nas áreas adjacentes ao pit-lane, de forma externa as edificações dos boxes.

Pergunta 15: Haverá alguma restrição para trabalhar 24 horas por dia?
Resposta 15: Deverão ser observadas as restrições de trabalho, conforme Termo de Referência.

Pergunta 16: Solicitamos que sejam esclarecidos e especificados quais serviços a serem executados e medidos constantes da CPU do item BOX-079.
Resposta 16: Ver resposta 13.

Pergunta 17: O Anexo l informa que toda estrutura metálica deverá ser ter um proteção intumescente. Qual seria o TRRF a considerar?
Resposta 17: Deve-se considerar o TRRF de 120minutos.

Pergunta 18: Especificamente sobre a substituição das vigas, não identificamos a metodologia prevista. Perguntamos: As lajes existentes serão escoradas? Quais serão as fases destas desmontagem?
Resposta 18: As lajes não serão escoradas. Cabe a proponente avaliar e adotar a metodologia construtiva compatível com os serviços necessários.

Pergunta 19: Vamos precisar de uma área grande no entorno dos prédios para a pré-montagem das estruturas metálicas e patolamento dos guindastes. Existe a necessidade algum cuidado especial com o piso do autódromo? Poderemos contar com esta área ao longo de todo o período de pré-montagem e montagem da estrutura metálica?
Resposta 19: Sim, o piso do Autódromo não poderá ser danificado. Sim, existem áreas de apoio que poderão utilizadas.

Pergunta 20: Haverá cobrança em relação a possíveis danos causados na pista do Autódromo?
Resposta 20: Sim. Qualquer dano realizado na pista deverá ser reparado, conforme diretrizes da FIA, cabendo a executante todos os custos decorrentes da reparação dos danos causados.

Pergunta 21: As emendas das vigas (perfis W, U, CVS e VS) serão soldadas ou parafusadas? Não há especificação.
Resposta 21: As emendas serão soldadas.

Pergunta 22:Existe uma base para fixação do pilar da estrutura metálica na laje dos boxes?
Resposta 22: Sim. O projeto de fabricação e montagem deverá contemplar a esta base de fixação.

Pergunta 23: Qual a dimensão da área para estoque de estrutura metálica?
Resposta 23: Será disponibilizada área para estoque do material, conforme a necessidade da contratada.

Pergunta 24: Como o prazo da obra previsto no edital (10 meses) já não existe, entendemos que o prazo de execução dos serviços permanecerá em 4 meses, e o comissionamento ficará reduzido a 4 meses. Nosso entendimento está correto?
Resposta 24: Não, o prazo para execução das obras é de 4 meses e de operação assistida será de 6 meses, totalizando 10 meses.

Pergunta 25: O plano de gestão de resíduos sólidos é de responsabilidade da contratada ou da contratante?
Resposta 25: Responsabilidade da Contratada.

Pergunta 26: Haverá limite para subscontratação de terceiros?
Resposta 26: O limite de subcontratação é o fixado na minuta de contrato.

Pergunta 27: Será necessário fornecimento de estrutura de canteiro para a fiscalização?
Resposta 27: Não.

Pergunta 28: O fornecimento de água e energia é de responsabilidade da contratante?
Resposta 28: Não, é responsabilidade da Contratada.

Pergunta 29: Todas as licenças ambientais e as demais estão a cargo da Prefeitura. Nosso entendimento está correto?
Resposta 29: Não. As licenças ambientais são responsabilidade da Prefeitura, as demais licenças e autorizações estão a cargo da contratada.

Pergunta 30: O Anexo I - Termo de Referência, em seu item 4.3 CRONOGRAMA E MARCOS, informa no sub-item “xii” que 40% da Fabricação da Membrana para Cobertura deve estar concluída em até 28 dias após a emissão da Ordem de início dos Serviços e no sub-item “xiv” que 100% da Fabricação da Membrana para Cobertura deve estar concluída em até 63 dias após a emissão da Ordem de início dos Serviços, porém os fornecedores da membrana tensionada estão nos informando que essas datas marco estabelecidas no Termo de Referência não podem ser cumpridas, devido ao prazo necessário para importação do produto. Assim sendo, perguntamos se podemos apresentar o Cronograma Físico respeitando o prazo de 120 dias destinados à execução das obras e serviços, porém revisando as datas marco intermediárias.

Resposta 30: Sim, é possível revisar o Cronograma Físico e os Marcos, desde que respeitando o prazo final de 120 dias de obra.

Pergunta 31: Durante a análise dos documentos disponibilizados no edital da licitação supra mencionada, identificamos no projeto DE-AM-BX-06-5M-010-A-REFORÇOS-PLANTA GERAL que a quantidade total é de 398.639,00 kg, diferentemente de 378.339,00kg indicado nos documentos da licitação. Perguntamos: a planilha será revisada afim de contemplar a quantidade correta apontada no projeto? Caso negativo, como devemos proceder quanto a diferença de quantitativos?

Resposta 31: A lista de materiais do projeto DE-AM-BX-06-5M-010-A-REFORÇOS-PLANTA GERAL está compatível com a planilha orçamentária, contemplando a mesma quantidade de 378.339,00kg.

Pergunta 32:Haverá demolição das vigas que sustentam a laje dos Paddock, neste caso será necessário efetuar escoramento da laje, mais não contém este item na planilha como será efetuado este pagamento?
Resposta 32: Ver resposta 03.

Pergunta 33: No decorrer dos últimos dias, com o interesse de participar da concorrência em pauta, vasculhamos o mercado de fornecedores de Membrana Tensionada e praticamente todos declinaram de participar da proposta em questão, basicamente porque afirmaram de forma decisiva ser inviável o prazo de importação, preparo e execução final. O único fornecedor que não declinou, amanhã nos apresentará um cronograma, baseado na disponibilidade de importação do material e do tempo e espaço disponíveis para execução dos trabalhos (já que não poderemos interromper qualquer evento já marcado para o autódromo) acrescido dos custos extras que farão parte dos mesmos, a começar do processo de importação considerando os preços muito mais altos de frete aéreo. Considerando a explanação acima, a SPObras entende e confirma ser possível encontrarmos no mercado, fornecedor que atenda as exigências comerciais, bem como os preços apresentados no Edital em questão? É fato que os prazos apresentados no cronograma serão plenamente tendidos e não comprometerão a execução do Grande Prêmio Brasil de Fórmula I, Edição 2019?

Resposta 33: Os prazos para execução do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 2019 devem ser cumpridos. É obrigação da Contratada efetuar os serviços dentro do prazo estipulado na licitação.

Pergunta 34: Solicitamos os projetos complementares ao projeto de ÁGUAS PLUVIAISDE-AM-BX-05-4H-001-0, para entendermos os detalhes de execução, como isométrico e cortes.

Resposta 34: Deverão ser considerados os projetos disponibilizados.


Pergunta 35: Na planilha consta no item 11 – Execução de piso de concreto armado com fibra de vidro e=18,5cm (piso industrial) com 282,90m². Onde será executado esse piso, visto que não localizamos este piso nos projetos?

Resposta 35: Verificar a documentação de projeto, pois esta informação foi disponibilizada.


Pergunta 36: O Termo de Referência informa que serão necessárias execução de planilha de medição junto à Caixa Econômica Federal. A planilha e os projetos desta licitação já foram aprovados pela Caixa Econômica Federal? O pagamento será realizado pela Siurb como consta na Minuta de Contrato ou será necessário esperar aprovação das medições pela Caixa Econômica Federal?

Resposta 36: Conforme descrito no Termo de Referência, os recursos são provenientes do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, assim será necessário cumprir todos os ritos administrativos deste órgão para liberação dos recursos.

Pergunta 37: Considerando que o tipo de obra a ser executado requer a compra dos materiais como estrutura metálica e a membrana (material importado) bem antes da sua fabricação. Considerando que a medição dos serviços é somente após a compra e fabricação completa dos mesmos. Solicitamos a possibilidade de alteração do critério de MEDIÇÃO destes itens, considerando 50% na compra dos materiais (após efetivação do pedido) e 50% após fabricação.

Resposta 37: Ver Resposta 02.

Pergunta 38:Como será remunerada a retirada dos portões frontais e traseiros existentes nos boxes?

Resposta 38: No item SPObras BOX-079.

Pergunta 39:Não identificamos o item Placa de Obra na CPU do Canteiro de Obras. Como será remunerada?

Resposta 39: Este item está incluso no BDI.

Pergunta 40:O item 15 e 16 da Planilha tem especificado em sua descrição a pintura intumescente. Já nas CPUs não existe custo para este serviço. Como será remunerada a pintura intumescente nestes itens? Qual a especificação para esta pintura? Deverá ser resistente à 60 minutos de fogo ou 120 minutos? Por ser uma área totalmente aberta, existe a necessidade de pintura intumescente? Solicitamos o critério de medição para o item 16.

Resposta 40: Na planilha orçamentária não há item 16. A CPU do item BOX-015 contempla todos os custos e serviços especificados. Ver resposta 22. Embora os serviços BOX-015 e BOX-084 estejam individualizados na planilha orçamentária, o critério de medição para os dois itens é aquele que consta no item 15.

Pergunta 41: No critério de medição do item 15 diz que o serviço de montagem da estrutura está contemplado neste serviço, porém existe o item 16 que se refere somente a montagem destas estruturas. Solicitamos esclarecimentos.

Resposta 41: Ver resposta 40.

Pergunta 42: No critério de medição do item 17 diz que o serviço de montagem da membrana está contemplado neste serviço, porém existe o item 18 que se refere à montagem destas estruturas. Não tem critério de medição para o item18. Solicitamos esclarecimentos.

Resposta 42: Na planilha orçamentária não há item 18. Embora os serviços BOX-017 e BOX-085 estejam individualizados na planilha orçamentária, o critério de medição para os dois itens é aquele que consta no item BOX-017.

Pergunta 43: No Termo de referência Pág. 13/41 informa que as estruturas metálicas que constituirão reforços das lajes deverão ser pintadas com tinta intumescente na cor branca. O item de planilha 03-60-01 que será utilizado para o pagamento da Estrutura Metálica de reforço, é composto por estrutura metálica pintada apenas com fundo anticorrosivo e sem pintura de acabamento. Como será remunerada a pintura intumescente e qual a sua especificação?

Resposta 43: Considerar a especificação da CPU.

Pergunta 44: Não localizamos o projeto de fundação para os pilares metálicos (PB600x600x32) localizados nas laterais do Prédio de Apoio. Poderiam disponibilizá-lo?

Resposta 44: Todos os projetos foram disponibilizados.

Pergunta 45: O Termo de referência Pág. 9/41 descreve os Períodos Parcialmente Disponíveis (PPD) serão às sextas-feiras, sábados e domingos. Perguntamos: Todos os finais de semana serão PPD? O Pit Lane estará indisponível para a utilização dos equipamentos da obra, logo não será permitido o trabalho na montagem das estruturas metálicas e membrana nestes dias. Está correto o nosso entendimento?

Resposta 45: Sim, todos os finais de semana serão PPD. Não, o entendimento está errado. Será permitida a montagem em conformidade com as restrições prevista no Termo de Referência. Ver resposta 14.

Pergunta 46: Os Períodos Totalmente Disponíveis não terão interferências com eventos, visto que são (PTD) “totalmente disponíveis” e serão de Segunda a Quinta. Está correto o nosso entendimento? Em caso negativo, solicitamos a agenda de eventos do Autódromo para o correto dimensionamento dos dias de trabalho e interferências.

Resposta 46: Sim, para o caso de eventos de automobilismo. Nos Períodos Totalmente Disponíveis poderá ser utilizado o Pit-Lane para execução das obras.

Pergunta 47: O Termo de referência Pág. 11/41 diz que será executado nos boxes piso em concreto com acabamento tipo cimento queimado, com camada de resina e quartzo, garantindo alta resistência mecânica e a abrasão. O piso existente dos boxes será modificado?

Resposta 47: Não.

Pergunta 48: Visto o cronograma de marcos e o curto prazo da obra, entendemos que a Ordem de início dos serviços será dada para todas as frentes ao mesmo tempo. Está correto o nosso entendimento?

Resposta 48: Sim.

Pergunta 49: A membrana está especificada como Serge Ferrari TX 30, podemos considerar aplicação e uso de um material similar?

Resposta 49: A membrana a ser instalada deve obedecer o disposto no item “4.1.4 COBERTURA” constante do Anexo I – Termo de Referência.

Pergunta 50: Podemos considerar que o projeto executivo será realizado pela Contratada e que serão aceitos ajustes no projeto que permitam o atendimento do prazo da obra e possíveis alterações para utilização de materiais comerciais, com igual característica ou superior, disponíveis no mercado para obter o menor prazo possível?

Resposta 50: Não.

Pergunta 51:Podemos considerar a possibilidade da Contratada ajustar o projeto atual definindo a metodologia do processo executivo do reforço da laje com estrutura metálica, garantindo o reforço e o pé direito livre de 3m no interior do box?

Resposta 51: Não.

Pergunta 52: No Cronograma de marcos – item i: “Conclusão dos Boxes De apoio: Atividade deve ser concluída em até 14 dias após a emissão da Ordem de início dos Serviços”. Identificamos divergências neste projeto. Haverá tempo para a aprovação de novo projeto estrutural da laje de concreto?

Resposta 52: Não será alterado o projeto.

Pergunta 53: Considerando que os serviços só se iniciam após Ordem de Serviço e que, as Atividades envolvidas na elaboração do Projeto Executivo, revisão e aprovação junto à contratante precedem a Elaboração dos Projetos de Fabricação. Solicitamos revisão do Prazo do Cronograma de marcos – item ii: “Projetos de Fabricação de todos os elementos do Empreendimento: Atividade deve ser concluída em até 21 dias após a emissão da Ordem de início dos Serviços”.

Resposta 53: Ver resposta 30

Pergunta 54: Após consulta aos fabricantes da Membrana de cobertura fomos informados que, por ser um item importado e por ser um material caro não existe estoque a pronta entrega, principalmente em grandes quantidades. Considerando o menor prazo possível serão necessários: 10 dias para a fabricação de 6 a 8 semanas para a entrega no Brasil; 1 semana (estimado) para o desembaraço na Receita Federal. De 10 a 15 dias para os serviços de corte e beneficiamento do produto. O prazo de 28 dias previsto para a fabricação de 40% da Membrana para Cobertura demonstra-se inexequível. Solicitamos revisão deste prazo.

Resposta 54: Ver resposta 30.

Pergunta 55: Em análise aos documentos do Edital, verificamos que as quantidades dos itens das instalações elétricas tais como cabos e eletrodutos, possuem quantidades divergentes entre o Memorial de Instalações e a Planilha Orçamentária, sendo que as quantidades em planilha chegam a ser a metade das quantidades do Memorial de Elétrica. Como o regime contratual é de “preços unitários”, entendemos que as quantidades efetivas de serviço que extrapolarem as quantidades indicadas em Planilha, serão objeto de futuro aditamento de contrato. Pergunta: Está correto nosso entendimento? Caso contrário, favor indicar como proceder.

Resposta 55: Não. Ver resposta 13.

Pergunta 56: Conforme informação obtida em visita técnica, as Vigas de Concreto dos boxes, nas medidas de 50x100x1200cm, e com peso aproximadamente de 15.000kg, conforme Item 4, Box-076, DEMOLIÇÃO CONTROLADA DE VIGAS E CABEÇAS DE PILARES, da planilha orçamentária, serão removidas “inteiras” e transportadas para local a ser definido. Para o perfeito entendimento, estudo e elaboração dos custos, pergunta-se: Em qual local será acomodada estas peças e qual a distância até os boxes?

Resposta 56: Dentro das dependências do Autódromo.

Pergunta 57: Em análise ao Termo de Referência deste Edital, Tópico 3.3, pg. 8 e 9, verificamos que o período de Sexta a Domingo são períodos “parcialmente disponíveis”, no entanto, no nosso entendimento, estas restrições serão aplicadas apenas no período de “Operação Assistida”, sendo que o período de obras estará totalmente livre para andamento dos trabalhos. Pergunta: Está correto nosso entendimento? Caso contrário, favor indicar como proceder.

Resposta 57: Não. Ver resposta 46.

Pergunta 58: Em análise aos documentos do Edital, e em estudo aos prazos estabelecidos, chega-se à conclusão que os prazos são extremamente enxutos. Nestas condições, entendemos que os ambientes estarão disponíveis ao trabalho noturno, sendo que neste período, serão disponilizados pontos de energia elétrica e água. Pergunta: Está correto nosso entendimento? Caso contrário, favor indicar como proceder.

Resposta 58: Os ambientes estarão disponíveis para trabalho noturno. A disponibilização de ponto de energia e água é responsabilidade da contratada.

Pergunta 59 :Foi recolhida ART de orçamento? Solicitamos a apresentar.

Resposta 59: Prejudicado.

Pergunta 60: Onde serão pagos os custos de 6 meses de Operação Assistida, citados no TR e na CPU Box 081? Verificar o critério de medição desta CPU, que está como unidade de tenda instalada.

Resposta 60: Ver resposta 06.

Pergunta 61: Os critérios de medição iniciam na CPU BOX-13 vão somente até a CPU BOX-081, que inclusive está incorreta. Solicitamos todos os critérios de medição conforme itens utilizados na planilha.

Resposta 61: Todos os critérios foram disponibilizados. Ver esclarecimentos aos licitantes.

Pergunta 62: No memorial MD-AM-BX-04-SH/ 102 consta que os detalhes das caixas de inspeção estão na folha DE-AM-BX-04-SH-113. Não localizamos esta folha. Poderiam disponibilizá-la?

Resposta 62: Toda a documentação foi disponibilizada.

Pergunta 63: No mesmo memorial consta que serão feitas canaletas de oleosos em ambos os lados dos boxes. Não identificamos a demolição do piso para a construção destas canaletas. Serão objeto de aditivo?

Resposta 63: Não. Todos os serviços estão previstos na planilha orçamentária.

Pergunta 64: Está correta a descrição do item 13, tenda 5,00 x 5,00 metros por 4 meses? Haverá remuneração para ensaios de solo? Caso seja necessário reforço do subleito, como será pago?

Resposta 64: Sim, está correta a descrição do item 13. Deverá ser executado o projeto disponibilizado.

Pergunta 65: Identificamos que existe guarda corpo metálico instalado na laje sobre os boxes. Eles serão removidos pela Prefeitura?

Resposta 65: Não.

Pergunta 66: Solicitamos o Cronograma de eventos do autódromo, uma vez que não podemos interferir nele, devemos pelo menos conhecê-lo.

Resposta 66: Deverão ser consideradas as restrições previstas no Termo de Referência.

Pergunta 67: Solicitamos disponibilizar cópia do Termo de Compromisso PMSP x Ministério do Turismo citado no (TR pag 40).

Resposta 67: Prejudicado.

Pergunta 68: No TR está previsto Segurança 24h - na CPU de Equipe Técnica prevê apenas 02 turnos de vigilância. Onde será pago o 3° turno de vigilância?

Resposta 68: Estão previstos todos os valores e custos nas respectivas CPUs.

Pergunta 69: Item box 079 - remoção de infra exclusive andaimes - onde serão pagos andaimes?

Resposta 69: Estão previstos andaimes na referida CPUs.

Pergunta 70: 0s Projetos previstos no item 3 da Planilha serão relativos a que disciplina? Será possível alterar algum projeto apresentado?

Resposta 70: Prejudicado.

Pergunta 71: A Prefeitura está misturando o Código do Consumidor que prevê assistência técnica para a compra de produtos (um liquidificador, por exemplo) com o Código Civil que determina 5 anos de responsabilidade civil contra vícios de solidez e segurança em obras, conforme está descrito no (TR pag 20). Solicitamos esclarecer.

Resposta 71: Prejudicado.

Pergunta 72: 0 TR pede que a Contratada seja responsável pela licença ambiental, Licença de instalação e AVCB. Será necessária Licença Ambiental para este tipo de obra? A licença de instalação não é de responsabilidade da própria Prefeitura? A Prefeitura será responsável pelo AVCB?

Resposta 72: Ver resposta 29.

Pergunta 73: No (TR pag 35) informa que no caso de divergência entre documentos técnicos prevalecerão os documentos determinados pela Contratante. Solicitamos determinação da ordem de prioridade dos documentos antes da entrega da proposta comercial para a correta formulação dos preços desta licitação.

Resposta 73: Prejudicado.

Pergunta 74: Solicitamos esclarecimentos sobre a cláusula que diz: à Contratante caberá a incumbência de decidir os casos omissos relativos às especificações, planta ou quaisquer outros documentos que se refiram direta ou indiretamente aos serviços contratados. (TR pag 35). Como ficarão os custos destes itens omissos?

Resposta 74: A contratada deve prever todos os serviços e materiais necessários para a execução total dos serviços, portanto, os custos serão dela.

Pergunta 75: 0 (TR pag 12) diz que os materiais especificados para a obra deverão ser submetidos à apreciação da Fiscalização em "tempo hábil". Por ser uma definição de fundamental importância, em quanto tempo a Prefeitura aprovará as amostras?

Resposta 75: A SPObras aprovará os materiais especificados por demanda e de acordo com o cronograma de obra de forma a não impactar o prazo final da construção.

Pergunta 76: Solicitado no TR, 03 (três) turnos diários de trabalho - Não tem previsão de torres de iluminação. Onde será pago este custo?

Resposta 76: Este custo deve ser considerado no BDI.

Pergunta 77: A Prefeitura pagará as medições com empenho próprio ou somente após repasse da CEF? Todos sabemos que isto significa pelo menos 04 meses de atraso no fluxo de caixa da obra, ou seja, com a obra pronta. Esclarecer.

Resposta 77: Ver resposta 36.

Pergunta 78: Existe algum pagamento para a compra dos materiais visto que 80% da obra é referente à compra de materiais caros e com BDI reduzido?

Resposta 78: Ver resposta 02.

Pergunta 79: No item 12-canteiro de obras do TR, diz que a contratada deverá arcar com custos de carro com motorista. Este carro será disponibilizado para a fiscalização? Onde será pago este custo uma vez que não consta na CPU de equipe Técnica e nem de Canteiro de Obras.

Resposta 79: Não. Não será necessário a disponibilização de veículo.

Pergunta 80: No TR item 16- elaboração dos projetos as built, informa que deverá ser entregue 03 (três) copias dos desenhos em formato Al e uma cópia em papel vegetal. Perguntamos: isto ainda está vigente? A versão em mídia eletrônica não substituiu papel vegetal, pois, além de inútil e cara, ela não está com seu custo discriminado na CPU de elaboração de projetos. Solicitamos esclarecer.

Resposta 80: Deve ser considerado o previsto no Edital e seus anexos.

Pergunta 81: Os projetos de estrutura metálica de reforço estão bem superficiais. Este projeto é básico ou executivo? Existem outros detalhes? Quantos serão os chumbadores? Como serão feitas as ligações entre estruturas?

Resposta 81: Os detalhes deverão ser objeto de projetos de fabricação e montagem a cargo da contratada.

Pergunta 82: Solicitamos o projeto da laje de concreto sobre os boxes para o correto dimensionamento dos escoramentos.

Resposta 82: Ver resposta 18.

Pergunta 83: Será necessário alguma prova de carga nas estruturas existentes? Como ficará este custo?

Resposta 83: Não.

Pergunta 84: Onde serão os acessos e caminhos de serviço para chegar até a obra?

Resposta 84: Os existentes no Autódromo, que podem ser constatados na Visita Técnica.

Pergunta 85: No TR informa que nos finais de semana os trabalhos ficarão somente nas áreas internas das edificações dos boxes. A área externa no Pit Lane poderá ser utilizada?

Resposta 85: Não.

Pergunta 86: Os ensaios de laboratório serão para quais tipos de serviços?

Resposta 86: Conforme preconizado nas normas técnicas.

Pergunta 87: 0 prazo para a fabricação da lona é inviável, material importado. Solicitamos esclarecimentos, uma vez que existem várias multas previstas.

Resposta 87: Prejudicado.

Pergunta 88: No projeto de Metálica folha AMBX065M009A consta uma descrição de "viga metálica a definir". No projeto mostra que esta viga servirá para engastar os cabos de estaiamento da cobertura. A laje existente resistirá a estes esforços? Foi executado algum ensaio nesta laje, visto os novos esforços que ela vai receber? Quem será responsável pela estabilidade da estrutura de concreto?

Resposta 88: As informações solicitadas constam dos projetos disponibilizados.

Pergunta 89: No mesmo detalhe acima, nota-se a tubulação passando por baixo do guardacorpo de vidro. Como será feito este transpasse? Existe um detalhe? Observa-se ainda que as tubulações de águas pluviais, na saída do pilar metálico, ficarão posicionadas sobre a laje existente, ficando aparentes e sobressalentes. Como ficará a acessibilidade nestes trechos?

Resposta 89: Ver resposta 88.

Pergunta 90: O dimensionamento dos tubos será suficiente para a total coleta da água da cobertura? Estas curvas, onde a água perde vazão, foram consideradas nos cálculos? Se sim, podem nos disponibilizar o memorial de cálculo? Este projeto poderá ser alterado?

Resposta 90: Deverão ser considerados os projetos disponibilizados.

Pergunta 91:O detalhe abaixo mostra a existência de 2 tubos de PVC dentro dos pilares da estrutura metálica e seu desague para baixo. No caso de manutenção, como será realizada? Não identificamos tubo de PVC de 5" na planilha Como eles serão remunerados, uma vez que não constam no item cobertura?

Resposta 91: Considerar a tubulação prevista na planilha orçamentária.

Pergunta 92: No desenho de arquitetura folha AMBX065Al 03A mostra a projeção da lona sobre os prédios. Algumas áreas não serão cobertas pela lona, inclusive os elevadores e escadas. Será necessário o cobrimento destas áreas? Se sim, esta quantidade está considerada no projeto e na planilha?

Resposta 92: Deverão ser considerados os projetos disponibilizados.

Pergunta 93: No desenho dos portões dos boxes folha AMBX045A601E existe um fechamento de laminado decorativo de alta pressão na cor Grafite. Este fechamento não será instalado? Se sim, onde será remunerado uma vez que não consta na planilha?

Resposta 93: Este fechamento foi considerado junto com o fornecimento do Portão.

Pergunta 94: No detalhe do projeto DE-AM-BX-06-SC-101-A da laje de concreto mostra: a. Subleito com compactação de 98% e sub base de brita graduada. Entendemos que estes serviços já estão prontos e não serão feitos. Está correto o nosso entendimento? b. O projeto está diferente da CPU. O que devemos considerar? Solicitamos esclarecimentos e compatibilização da CPU.

Resposta 94: Prevalece a CPU.

Pergunta 95: 0 Termo de Referência item 4.1.3 - estrutura de concreto prevê um sistema de sustentação móvel das vigas de concreto. O item BOX-076 – Demolição Controlada de Vigas e Cabeças de Pilares tem considerado como critério de remuneração: a) O corte com serra diamantada- Não localizamos este serviço na CPU Solicitamos esclarecimentos.
b. A remoção das cabeças dos pilares- entendemos que será utilizado o andaime fachadeiro e o caminhão carroceria de 9T com carga e descarga manuais. Está correto?
c. A remoção das vigas - Não tem previsão de carreta/ caminhão trucado com capacidade de carga suficiente para o carregamento destas vigas e nem guindaste para a carga e descarga destas estruturas de concreto. Como serão remunerados
estes custos?
d. Todo o escoramento necessário -Não tem previsão de nenhum tipo de escoramento para a laje - como serão remunerados estes custos?
e. O Andaime fachadeiro que será usado para auxiliar o corte das estruturas está considerado somente a locação do material sem a mão de obra de montagem. Solicitamos esclarecimentos.
f. O coeficiente do pedreiro é de 2,25 Pilares por Hora? Entendemos que está subdimensionado. Como foi determinado este número?
g. O coeficiente do auxiliar é de 2,91 Pilares por Hora? Entendemos que está subdimensionado. Como foi determinado este número?
h. Onde está o graute para regularização da cabeça do pilar?
i. Os entulhos decorrentes deste serviço ficarão todos no Autódromo?

Resposta 95: Todos os custos necessários a realização do serviço foram considerados na CPU.

Pergunta 96: No mesmo item prevê o armazenamento das vigas dentro da área do autódromo. Qual o DMT para este transporte? Onde será remunerada a descarga mecanizada das vigas no pátio de armazenamento?

Resposta 96: Ver resposta 03.

Pergunta 97: Na CPU 11.956- Equipe Técnica tem um caminhão munck e caminhão toco. Estes equipamentos foram considerados para auxiliar no transporte e montagem do canteiro de obras? Por estes equipamentos estão locados na CPU de equipe técnica e não na CPU de Canteiro de Obras?

Resposta 97: Os equipamentos são para o transporte de materiais.

Pergunta 98: No item 4.1.4- Cobertura, cita que serão 19.900m² de lona tensionada, porém na planilha a quantidade é de 14.890m2. Na CPU consta 1m2 de lona tensionada por m². A quantidade será objeto de aditivo? Esclarecer.

Resposta 98: Prevalece a quantidade da Planilha Orçamentária.

Pergunta 99: A linha de alimentação de ar comprimido, nas garages hoje existentes, é composta de tubo de aço carbono 2.1/2” com picagens de ½” em cada garage, com compressores de ar provisórios sob o Box 00 ao lado do prédio operacional. Questionamos: Será mantido o mesmo projeto? Se sim, por qual motivo a planilha só contempla 922,07 metros de tubos de ¾”? Se não, onde ficarão os compressores, e qual é o projeto a ser seguido, utilizando-se os tubos de ¾” constante da planilha?

Resposta 99: Ver resposta 13.

Pergunta 100: A linha atual é parcialmente subterrânea. Questionamos: Será mantido o projeto atual, ou a linha será toda aérea?

Resposta 100: O projeto atual será mantido.

Pergunta 101: O projeto apresentado em formato PDF, quando ampliado, fica borrado, dificultando a leitura e identificação, é possível recebê-los em formato DWG?

Resposta 101: Prejudicado.

Pergunta 102: Considerando que teremos uma grelha de vigas metálicas em cada box/garage, fixadas bem próximo ao teto, perguntamos: As eletrocalhas e leitos correrão abaixo das vigas metálicas?

Resposta 102: Não.

Pergunta 103: Não encontramos projeto de para-raios, provavelmente será necessária a execução de malha enterrada na frente e atrás dos boxes. Questionamos: Onde está prevista a demolição, escavação, reaterro e recomposição de piso de concreto e/ou piso intertravado?

Resposta 103: Ver a documentação de projeto disponibilizada. Todos os itens estão contemplados na planilha orçamentária.

Pergunta 104: Item 12 - O projeto mostra um piso com espessura de 14 cm de concreto, e base de brita de 15 cm. A planilha considera 18,5 cm de concreto e base de brita de 10 cm. O que devermos considerar? Haverá remuneração para ensaios de solo? Caso seja necessário reforço do subleito, como será remunerado?

Resposta 104: Ver resposta 94.

Pergunta 105: Como será remunerada a retirada dos guarda corpos frontais e traseiros instalados sobre a laje dos boxes, bem como a retirada das portas existentes?

Resposta 105: De acordo com a CPU BOX-079.

Pergunta 106: Não localizamos nos projetos, o detalhamento dos apoios/encontros das vigas metálicas de suporte das lajes com os pilares ou entre vigas. Esses projetos serão disponibilizados ainda na fase de licitação?

Resposta 106: Ver resposta 22.

Pergunta 107: Onde está previsto o carregamento das vigas para estocagem? Não encontramos nas planilhas a remuneração de equipamento de carga e descarga com capacidade para tal atividade.

Resposta 107: Ver CPU - BOX- 076.

Pergunta 108: Consultado o mercado fornecedor, verificamos que a lona de cobertura indicada, é importada, e o seu prazo de importação pode inviabilizar a instalação no prazo estabelecido no edital. Questionamos: Existe a possibilidade de execução da obra em duas etapas, sendo a primeira a elevação do teto dos boxes antes do Grande Prêmio do Brasil 2019, e a segunda etapa, execução da cobertura em lona tensionada, após o Grande Prêmio.

Resposta 108: Ver resposta 30.