2019/02/09/579

Data:
09/02/2019
Secretaria:
CÂMARA MUNICIPAL - GABINETE DO
Orgão:
SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO – SGP-4
Tipo de Conteúdo:
CÂMARA MUNICIPAL
Texto:
SECRETARIA GERAL PARLAMENTAR
SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP-4

219ª SESSÃO SOLENE

23/11/2018


O SR. PRESIDENTE (André Santos - PRB) - Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
A presente sessão solene destina-se à entrega do Título de Cidadã Paulistana à Sra. Maria do Parto Mendes Rosas, nos termos do Decreto Legislativo nº 31, de 20 de junho de 2018, de autoria deste Vereador, que contou com a aprovação unânime dos Srs. Vereadores desta Casa.
Passo a palavra à Sra. Cecilia de Arruda, Chefe do Cerimonial do Palácio Anchieta, para a condução dos trabalhos.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Senhoras, senhores, autoridades, sejam bem-vindos à Câmara Municipal de São Paulo.
Para compor a Mesa, convidamos os Srs.: Atílio Francisco, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo; Edna Macedo, Deputada Estadual; Rose Amorim, Presidente da ABADS - Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social; Carlinda Tinoco, do Grupo Raabe; Ana Karin, Presidente Estadual do PRB Mulher São Paulo; e Cliseida Marinho, membro do Raabe, Assessora Jurídica da ABADS por 23 anos. (Palmas)
Vamos receber calorosamente a homenageada desta noite, Sra. Maria Rosas. (Palmas)

- Acompanhada do Vereador André Santos, adentra o plenário a homenageada, sob aplausos.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos todos para, de pé, ouvirmos o ((GRIFO))Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do Maestro Milanez, Inspetor de Divisão.

- Execução do ((GRIFO))Hino Nacional Brasileiro.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - A Câmara Municipal de São Paulo agradece à Banda da Guarda Civil Metropolitana e ao Regente Inspetor de Divisão Milanez.
Registramos e agradecemos a presença dos Srs.: Thiago Dias, Superintendente do Serviço Funerário do Município de São Paulo; repórter e atriz Renata Banhara, Diretora da Libra - Liga das Eleitoras Brasileiras e Diretora da Virada Feminina; Campanucci, Diretor de Políticas Públicas do Instituto Nacional de Salões de Beleza Estética e Similares.
Neste momento, assistiremos a uma homenagem através de vídeo.

- Apresentação de vídeo.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para seu pronunciamento o nobre Vereador Atílio Francisco.

O SR. ATÍLIO FRANCISCO (PRB) - Boa noite a todos.
Gostaria de saudar a Mesa e todos os homens presentes na figura do Presidente desta sessão, Vereador André Santos, Líder da nossa Bancada na Câmara Municipal e de cumprimentar as mulheres na pessoa da homenageada, a Deputada Federal Professora Maria Rosas. E faço uma saudação especial à nobre eleita Deputada Estadual Edna Macedo e às demais mulheres presentes.
Sou suspeito para falar da Maria Rosas, porque a conheço há muito tempo, e é com muita alegria que aprovamos aqui na Câmara Municipal a entrega de mais um Título de Cidadão Paulistano a uma carioca - haja carioca em São Paulo, meu Deus! Mas essa carioca, como muitos homenageados com o Título de Cidadão Paulistano, fez por merecer.
O trabalho que Maria Rosas vem realizando ao longo da vida, acima de tudo como pastora - muitos de vocês não sabiam -, por todas as virtudes apresentadas, a maior delas é ser uma mulher de Deus. Isso é de fundamental importância. E como tal exerceu seu papel durante todo o tempo no comando da igreja, exerceu todas as funções e todos os deveres quando auxiliava a Greice no comando da ABADS, um trabalho de fundamental importância na área de assistência a crianças e a pessoas com deficiência intelectual.
Vai aproveitar essa oportunidade, porque a futura primeira-dama arrebenta também na área social. Por isso é importante você se aproximar dela para fazer mais por essas pessoas que necessitam tanto de ajuda. Na verdade não é ajuda, é oportunidade, porque quem conhece pessoas com alguma deficiência intelectual consegue avaliar e entender o potencial delas. E eu acompanhei isso na ABADS, com o trabalho de todas vocês que administraram a instituição com tanto carinho, com muita vontade e com muita disposição.
Por isso quero, por tudo o que foi mostrado no vídeo e por tudo o que foi falado - não há muito a acrescentar - desejar a você sucesso nessa nova empreitada. É um desafio. Está aí a Dona Edna Macedo - chamo-a assim, ela não gosta, mas é pelo carinho que tenho por ela -, foi eleita deputada estadual e sabe como é importante o trabalho legislativo. E a força dessa guerreira em Brasília, com certeza, vai ajudar o novo Governo, vai ajudar nas mudanças que precisam acontecer no Brasil.
E aproveitando a oportunidade que a Dona Edna vai trabalhar na Assembleia; você, Maria Rosas, em Brasília, na Câmara Federal; vocês precisam trabalhar na unificação. As eleições passaram, aconteceu o que teve de acontecer, agora o povo brasileiro tem de dar as mãos e se unir porque o Brasil e todos os brasileiros e as brasileiras merecem ser felizes. E eu tenho certeza de que você vai trabalhar com todas as suas forças para ajudar o povo brasileiro a ser abençoado e a ser um povo feliz.
Parabéns a você pela homenagem. Parabéns, meu Líder, por essa iniciativa.
Que Deus abençoe a todos. (Palmas)

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Neste momento ouviremos as palavras da advogada Dra. Cliseida Marinho.

A SRA. CLISEIDA MARINHO - Autoridades presentes, senhoras e senhores, é com muita alegria que me foi concedida essa oportunidade de falar de uma pessoa tão especial para muitos e para mim. É com muito orgulho que a gente pode homenagear Dona Maria Rosas por seu extenso trabalho desenvolvido na área social. Ela está na área social há mais de 30 anos, fazendo o bem para os desfavorecidos.
Ela abraçou a causa de pessoas com deficiência intelectual e autismo desde 2010 na ABADS, antiga Pestalozzi de São Paulo, primeiro como voluntária, e, nos últimos anos, como Presidente. Acompanhou de perto a dificuldade das famílias na luta pelos seus direitos. Só nos últimos dois anos foram atendidas 510 mil crianças com autismo e deficiência intelectual. O atendimento mensal à instituição foi ampliado de 600 para 980 pessoas por mês. Atendimentos de forma gratuita em toda a gestão da Dona Maria Rosas.
A instituição ganhou vários prêmios pela excelência de suas ações. Foram realizadas ações e palestras na instituição e na comunidade pelos profissionais da instituição de forma gratuita para disseminar informações e promover a inclusão de 380 pessoas com deficiência intelectual e autismo. Foram inseridas no mercado de trabalho através do emprego apoiado, que é um braço da ABADS.
Criou o grupo Fama, que tem como lema “cuidando de quem cuida”, que acolhe familiares, prestando todo o suporte necessário, não só na ABADS, mas estendido às outras instituições que dão suporte para as pessoas com autismo. Não é à toa que Dona Maria Rosas obteve na última eleição para Deputada Federal 71.745 votos pelo reconhecimento do povo paulistano e paulista do trabalho prestado para a comunidade paulista.
Parabéns, Dona Maria Rosas, que, agora representando o estado de São Paulo no Congresso Nacional, Deus a ilumine muito mais e lhe dê a inspiração necessária para continuar cuidando dos desfavorecidos. (Palmas)

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Neste momento ouviremos as palavras da Sra. Ana Karin, Presidente Estadual do PRB Mulher São Paulo.

A SRA. ANA KARIN - Boa noite a todos e a todas, quero cumprimentar, em primeiro lugar, nosso anfitrião, nosso líder, nosso Vereador André Santos, que é um homem sensível, isso eu posso dizer. Gratidão também por tudo o que tem feito por nós. Eu como Coordenadora Estadual do PRB Mulher me sinto extremamente orgulhosa de ter um homem tão sensível. Eu não me canso de dizer isso. Poucos homens reconhecem o trabalho das mulheres e nesta Casa o Vereador tem feito a diferença, trazendo para cá todos os importantes círculos de palestras do PRB Mulher e tudo o que podemos fazer em parceria.
Essa propositura, nesta noite, é mais uma sensibilidade desse homem, desse líder, de promover uma noite linda e encantadora para uma pessoa que merece.
Quero cumprimentar toda a Mesa, em primeiro lugar - se me permitem - a nossa também eleita Deputada Estadual Edna Macedo. É muito orgulho para mim, como Coordenadora Estadual do PRB Mulher, ter pela primeira vez duas mulheres eleitas no Estado de São Paulo. A Deputada Edna Macedo tem um trabalho especial, maravilhoso, como mulher, guerreira, mãe, avó, sensível, serviços prestados em todo o Estado de São Paulo. Então, para nós, é um orgulho que ela vá também agora ao Senado para ajudar São Paulo a crescer e, muito mais, ser sensível com as mulheres, sobretudo com as famílias.
Quero cumprimentar e deixar o meu abraço profundo ao nobre Vereador Atílio, que já se retirou, mas é muito atuante nesta Casa. Cumprimento a Advogada querida, que acabou de falar, e parabenizá-la pelo seu trabalho. As mulheres têm feito diferença, cada qual em seu segmento.
Cumprimentar a Sra. Rose, Presidente atual da ABADS - Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social -, que me sensibilizou muito com o seu depoimento no vídeo. Quantas pessoas que recebem e não têm gratidão; e vi naquele vídeo a gratidão de poder falar tudo o que ela aprendeu na oportunidade que a Deputada deu a ela de mostrar o seu trabalho. Então, parabéns, Sra. Rose. Tenho certeza de que a Deputada Maria Rosas fez essa escolha porque sabe que pode contar com a sua fidelidade, com seu trabalho e com a sua gratidão, dando continuidade àquele trabalho incrível, com muita sabedoria.
Pude conhecer a Deputada Maria Rosas há alguns anos, quando me recebeu em sua gestão. E fiquei encantada pela doçura, pela meiguice, o jeito de tratar as coisas, as pessoas e a equipe. Então trouxe aquilo em meu coração. Ontem estive falando com o Sr. Sérgio, Presidente Estadual do PRB, de como estou feliz, pois agora temos duas mulheres para nos defender tanto na Assembleia Legislativa, quanto na Câmara Federal. Como é importante nós, mulheres, nos unirmos, sem ter aquele sentimento de inveja. Saber admirar quando houver uma mulher bonita, guerreira, competente, assim como a Sra. Renata, a Dona Marilda, a Sra. Giovana, com muito carinho.
E esse carinho que vim trazer para a nossa Deputada. Carinho, a palavra da minha energia positiva para ela, que sem dúvida vai brilhar no cenário nacional, desenvolvendo um trabalho extremamente importante às pessoas com deficiência.
O nobre Vereador Atílio disse uma coisa importante aqui, que desde a época do Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando eu era Diretora da Embratur, não se tem uma primeira-dama atuante. Criei no Brasil o Disque Denúncia no combate ao turismo sexual infantil, fui Prefeita por dois mandatos. Então também tenho uma trajetória e vejo o quanto faz falta uma primeira-dama atuante. A D. Ruth estava com a Comunidade Solidária, depois veio o Presidente Lula, mas a D. Marisa, infelizmente, não desempenhou o papel de Primeira-Dama que a gente esperava. Passando pelas primeiras-damas do Estado de São Paulo para o Brasil está o trabalho social. Em seguida, veio a Presidente Dilma e o Presidente Michel Temer.
Agora sim, com o Presidente Bolsonaro, desde o primeiro instante, surgiu essa mulher sensível, simples, professora, que entende e vai dar importância ao deficiente. Nas suas declarações falou que fará tudo o que puder pelos projetos sociais, isso é algo muito importante.
Não tenho dúvida de que essas nossas duas guerreiras competentes vão nos ajudar no Estado de São Paulo para que mais mulheres tenham a oportunidade, que mais crianças e mais famílias possam ter, valorizar e cuidar daquilo que a gente precisa que é o respeito, ou seja, voltar a respeitar os idosos, a família, o lar, com senso da fé em Deus.
Neste momento, Deputado, eu queria fazer uma entrega singela, mostrando realmente de coração que quero desejar tudo de bom, que você conte comigo independentemente de hora ou final de semana, para que possamos fazer juntos, no Estado de São Paulo, um Estado melhor e mais sensível.
Vamos realmente aplaudir essa carioca mais paulistana que conheço que é a nossa encantadora Deputada Maria Rosas.
Um grande abraço. (Palmas)

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para seu pronunciamento a Sra. Carlinda Tinoco, do Grupo Raabe. (Palmas)

A SRA. CARLINDA TINOCO - Boa noite a todos. Boa noite a essa linda Mesa.
Quero parabenizar primeiro a Câmara dos Vereadores pela iniciativa em realizar este trabalho maravilhoso com o Bispo André Santos.
Claro que hoje eu quero falar como amiga da Maria Rosas. Muitas pessoas já prestigiaram e falaram sobre o trabalho da nossa querida, mas quero falar como sua amiga, agora.
Eu também já tive o prazer de receber o título de cidadania, não paulistana, mas da cidade de Florianópolis. Hoje, eu fiquei pensando durante todo o dia sobre a importância desse título e a razão pela qual eu tive a oportunidade de recebê-lo.
Vejo, Maria Rosas, que nos parecemos muito. Quando fui coordenadora do Projeto Raabe, há sete anos, nós lidávamos contra a violência doméstica e o abuso que é uma causa muito importante. Naquela oportunidade, tive o privilégio de ter Maria Rosas também ao meu lado.
O que percebi na Maria Rosas? Percebi que ela tem algo muito especial que é a entrega. É uma pessoa muito doadora, muito dada, tem um sorriso lindo que também se parece. Quando nos encontramos é olho no olho, sorriso com sorriso.
Que Deus abençoe sua nova trajetória. Eu sei que é de muita responsabilidade, mas tenho certeza da sua capacidade. Claro que, acima de tudo, está Deus na sua vida. Tenho certeza que o bom perfume de Jesus estará aonde você colocar a planta dos seus pés, vai ser para exalar o perfume agradável.
Você vai poder sim, somar com a nossa sociedade, com as pessoas que precisam de ajuda, porque dentro de você existe só uma palavra: o próximo.
Muito obrigada.
Boa noite. (Palmas)

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para o seu pronunciamento o Sr. Isac Rosas, filho da homenageada.

O SR. ISAC ROSAS - Boa noite a todos.
Falarei como filho. Antes, cumprimento a Mesa: a minha querida amiga, Dra. Carlinda, nossa Deputada Estadual eleita; a Sra. Edna Macedo; Rose, Presidente da ABADS; Ana Karin, Presidente Estadual do PRB Mulher/São Paulo, uma grande amiga, e a nossa querida e sempre Advogada e cuidadora da ABADS, Dra. Cliseida.
Compartilharei com todos um pouco dessa transição que nós tivemos, lá do Rio de Janeiro para São Paulo. Não sabíamos, não conhecíamos a cultura paulistana; não conhecíamos as pessoas, os lugares; não sabíamos como seríamos tratados, recebidos. Na transição, eu tinha acabado de fazer 18 anos. Então, eu não sabia o que poderia acontecer e eu acredito que muitas pessoas, que estão aqui, sabem dessa experiência de mudar de Estado. Essa mudança exige muita coragem e, acima de tudo, confiança em Deus. Por isso fui ao encontro dela e perguntei: “Como é que vai ser?” Estava preocupado e perguntei como é que seria o meu futuro: 18 anos e, agora, vou mudar para outro Estado? Já tinha todo um planejamento. E ela falou, bem serena, mas bem determinada: “Quando confiamos em Deus, tudo dá certo”. E aquela frase me marcou bastante, me marcou bastante, e eu levo isso para toda a minha vida. Marcou-me porque é, de fato, uma realidade: quando confiamos em Deus, não tem como dar errado. Quando estamos na dependência de Deus, não tem como dar errado.
E todos estavam falando e assisti a esse vídeo e acabei me emocionando também, sobre o trabalho dela, o trabalho social. E o trabalho não começou há alguns dias, não começou há alguns meses. Já são muitos anos e eu estive com ela nisso. Tivemos algumas situações em que estávamos sozinhos e ela foi uma guerreira... (Palmas)
E ela nunca deixou esse trabalho social sozinho. Ela foi mãe e nunca deixou. Foi pastora, e nunca deixou. Foi presidente e também nunca deixou e fazia todos os trabalhos, porque assim como ela recebia as missões, ela as terminava com excelência.
E, agora, nesse novo caminho, eu tenho certeza de que o Estado e o Brasil ganharão muito com essa mulher, porque o trabalho que ela faz, o trabalho que ela desempenha é de muita qualidade e ela faz toda a diferença.
Agora, falarei com a senhora. A sua empatia contagia a todos - sejam amigos, familiares. Contagia. E o seu amor pelo trabalho social é um exemplo a ser seguido.
Levo os seus ensinamentos na minha vida, nas minhas decisões e nas minhas reações.
Eu e a minha esposa estamos muito orgulhosos do ser humano que a senhora representa e do que a senhora é. A senhora é esse ser humano maravilhoso. As pessoas, por vezes, não a conhecem em sua essência, mas a sua essência é de uma mulher de Deus.
E parabéns porque a senhora recebe esse honroso Título, que para mim tem um grande peso. No começo eu falava sobre esse medo, essa cautela de saber como seríamos recebidos e fomos recebidos muito bem. O povo paulistano é muito amoroso. Não sabíamos como poderíamos ser tratados, mas fomos tratados muito bem, como família.
E tenho certeza que daqui para frente a senhora vai retribuir esse amor dentro da política, fazendo políticas públicas e defendendo quem precisa. Parabéns, mãe, amiga e minha líder.
Muito obrigado. (Palmas)

A SR. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para o seu pronunciamento a Sra. Rose Amorim, Presidente da ABADS.

A SRA. ROSE AMORIM - Boa noite. Não vou me estender porque a emoção toma conta da gente. Quando é no vídeo ainda dá para editar, mas e ao vivo, como é que faz?
Estou muito feliz por este momento, por esta homenagem, por participar mais uma vez. Maria Rosas, vou falar com você, a nossa história mais uma vez se mistura. Agradeço a Deus pela oportunidade e que coisa linda, que festa linda. Todos vieram aqui para te recepcionar, para te agradecer por algum motivo, por alguma coisa que você plantou na vida dessas pessoas.
Tenho certeza de que ninguém está aqui em vão. A verdade é essa, tudo tem propósitos. Então estamos aqui hoje, nesta sessão solene, reunidos em prol de uma causa. Louvo a Deus pela sua vida, pela sua família, por tudo o que você construiu e pela ABADS. Lembro-me até hoje do momento em que assumi como voluntária a Presidência da ABADS e você me recebeu de braços abertos, coração aberto, como falei no vídeo, com muita generosidade me ensinando, orientando, trilhando o caminho comigo. Tendo esse cuidado e esse zelo.
Alguém me disse e aprendi que não escolhemos o lugar onde nascemos, mas podemos escolher o lugar onde passamos a nossa vida. E algumas pessoas - destaco você - não tiveram essa oportunidade. Você teve um chamado e disse sim para esse chamado. Seu filho já falou tudo aqui. Saiu da sua terra, da sua parentela, do seu habitat, do Rio de Janeiro e veio para São Paulo trilhar esse caminho. E fez muito bem.
Este Título é mais do que merecido. Você é mais do que merecedora desta honra porque fez durante toda a sua vida, e culminou aqui em São Paulo, esse trabalho social investindo no outro. Não tem coisa mais especial, mais maravilhosa e digna do que investir no outro. E isso você sempre fez de uma forma ou outra, com adultos, mulheres, crianças e por um acaso na ABADS com crianças com deficiência intelectual e autismo, enfim, e me deixou esse legado. Muito obrigada. Para mim, para a ABADS, para os nossos colaboradores que aqui estão te prestigiando e aqueles que não puderam vir.
Todas as crianças e familiares que são atendidos hoje têm histórias para falar sobre você, sobre o teu comportamento, excelência, o teu atendimento, a coragem, sobre tudo isso que foi falado aqui. Só venho endossar isso e te agradecer pela oportunidade de herdar esse teu legado hoje na ABADS. Muito obrigada.
Como finalização, quero dizer a frase que é tua e que gosto muito: “Quando nos propomos a ajudar o próximo, precisamos ter em mente que, além de palavras, necessitamos de atitudes e ações que comprovem esse desejo”. Isso é muito vivo. Você viveu e vive isso e quem está perto de você no trabalho e que convive com você sabe que isso é real. E você me passou isso e eu quero viver isso também.
Agradeço a Deus e a todos pela oportunidade. Muito obrigada. Parabéns!
E, agora, queremos lhe fazer uma homenagem singela da nossa ABADS, um pedacinho dela para você.

- Apresentação musical.

A SRA. ROSE AMORIM - Tem bilhete para você, Maria Rosas, e está vindo mais uma surpresa para você, um vídeo.

- Exibição de vídeo.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Neste momento, ouviremos a saudação da Deputada eleita Edna Macedo.

A SRA. EDNA MACEDO - Muito boa noite a todos. Cumprimento o Presidente desta sessão solene, Vereador André Santos, na figura de quem cumprimento os demais da Mesa.
Vereador André Santos, V.Exa. foi muito feliz ao indicar a Maria Rosas - a quem conheço há dez meses -, para receber o Título. Ela é muito merecedora.
Maria Rosas, “nunca te vi, sempre te amei”.
Você é fantástica. Como mulher, é muito prazeroso homenagear e falar bem de outra mulher que fez a diferença.
Isso tudo que você viu hoje aqui é resultado do fruto do amor que você plantou, é a semente. Quando plantamos boas sementes, os frutos nascem sem mesmo esperarmos. É muito bom e gratificante ter amigos como você, Maria Rosas.
Que Deus lhe abençoe abundantemente nessa nova jornada. Você vai brilhar ainda mais e, com certeza, vai arrebentar. (Palmas)

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Para abrilhantar o nosso evento, convidamos, para uma apresentação musical, a cantora Giovanna Maira.

- Apresentação musical.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Neste momento, anunciamos as palavras do Presidente e proponente desta sessão solene, Vereador André Santos.

O SR. PRESIDENTE (André Santos - PRB) - Boa noite a todos. É uma alegria muito grande, já falando em nome da Maria Rosa, que, mesmo com o tempo chuvoso, trânsito pesado na cidade de São Paulo, todos vocês estão aqui. E há pessoas querendo chegar, mas não estão conseguindo.
Dirijo meu boa noite à Carlinda, que muita gente não conhece, mas faz muitos trabalhos que ajudam muitas pessoas - não só aqui no Brasil, como também no Exterior. Hoje ela está onde está, fazendo o trabalho que faz, merecidamente.
Nossa gratidão à querida Deputada Edna Macedo, que tem sido sempre uma pessoa exemplar. Eu, que a conheço de perto, sei que ela nunca deixou de procurar, com a própria vida, mostrar o que deve ser feito.
Agradeço à Rose, que, quando cheguei a São Paulo - é bom destacar isto -, foi uma das pessoas que nos tratou de maneira digna. Isso não será esquecido. É bom destacar também que a Rose está na ABADS não por acaso, ela não caiu lá de paraquedas; em tudo o que fez sempre lutou pelas pessoas, sempre defendeu as pessoas, lutou pelo melhor para as pessoas. No dia em que alguém teve de tomar a decisão de indicar uma pessoa que pudesse continuar o trabalho à altura do que sempre foi, a Rose foi lembrada. Cremos que foi o próprio Deus que permitiu que ela fosse lembrada para dar sequência a esse trabalho tão maravilhoso, que é o trabalho desenvolvido pela ABADS.
Quero também parabenizar todos os profissionais da ABADS, que são muito pacientes. (Palmas) Eles procuram ajudar tanto as crianças como os pais, os quais, muitas vezes, chegam arrasados num primeiro momento, precisando de uma palavra, de um sorriso, de alguém que os ouça. Porque às vezes não há ninguém para ouvi-los, eles precisam desabafar, e encontram vocês lá. E garanto que os funcionários não estão lá trabalhando pelo dinheiro, estão ali porque realmente gostam do que fazem. Então, a nossa homenagem a vocês que têm se dedicado a esse trabalho por tanto tempo, e àquelas crianças também que estão aqui conosco, que trazem uma alegria muito grande para nós por sabermos que os trabalhos que têm sido realizados na ABADS têm trazido muitos frutos, muitos resultados.
À Ana Karin também, que sempre tem procurado ser generosa conosco, embora procuremos estar sempre reservados, porque nosso intuito é que haja progresso, tanto em relação às mulheres quanto ao trabalho político; então muito obrigado pelas suas palavras, Ana Karin.
E à Dra. Cliseida, que tem também se dedicado muito ao que faz. É uma pessoa que eu não conhecia, mas sempre ouvi falar muito bem da senhora. Os advogados estão muito bem representados pela senhora nesta noite aqui.
E, claro, mais uma vez a todas as autoridades presentes, ao amigo Vereador Flor, que está abrilhantando esta noite. (Palmas)
Bem, quero falar hoje sobre pessoas que não são vistas. Muitas pessoas que estão aqui nunca ouviram falar de Maria Rosas, que vem trabalhando incessantemente, há mais de 30 anos, em vários lugares, fazendo coisas que muitos de vocês jamais imaginariam que ela fosse capaz de fazer para ajudar alguém. Normalmente, as pessoas que fazem esse tipo de trabalho, como muitos de vocês que estão aqui, não são reconhecidas, não são lembradas. O tempo passa e a glória, os aplausos vão para outras pessoas.
A homenagem que os vereadores estão fazendo a ela - não apenas eu, porque se não houvesse a autorização dos Srs. Vereadores desta Casa, isso não estaria acontecendo - é para mostrar você, que sempre tem trabalhado e muitas vezes pensa “Ninguém vê, ninguém me enxerga e sempre no final da história eu me dou mal”. Não esqueça: quem planta colhe. Se você está plantando o bem, se você está plantando o que de fato é para ajudar as pessoas, no dia em que você for honrado, ninguém vai conseguir retirar de você essa honraria, porque ela terá vindo com muito choro, com muitas lágrimas, mas com muita dedicação e fidelidade ao que se estava fazendo.
Então, Maria Rosas, independentemente de você estar hoje como Deputada Federal na cidade de São Paulo, eleita numa eleição muito difícil, numa das eleições mais difíceis que a maioria de vocês viu, porque não foi o dinheiro que mandou; as pessoas que conseguiram se eleger realmente foram verdadeiros heróis, você não está sendo homenageada porque se tornou Deputada; você está sendo homenageada porque as pessoas que a conhecem sabem que, de fato, você é merecedora de todas as vitórias que vem alcançando.
Homenagear você é dar a todos que estão aqui e aos que nos acompanham pelas redes sociais e pela TV Câmara São Paulo a certeza de que, quando a pessoa escolhe fazer o bem para alguém, ela pode esperar que sua hora de ser honrada vai chegar. E chegou sua hora. Eu sei de algumas histórias suas de muitas lágrimas e agora você está em condição de ajudar muito mais as pessoas.
É um prazer para todos nós entregar a você essa honraria, esse Título de Cidadã Paulistana.
Obrigado. (Palmas)

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Solicitamos ao Vereador André Santos e à homenageada, Sra. Maria Rosas, que se encaminhem à frente e ao centro do salão. Neste momento o Vereador André Santos fará a entrega do Título de Cidadã Paulistana à Sra. Maria Rosas.

“Município de São Paulo, Título de Cidadã Paulistana. A Câmara Municipal de São Paulo, atendendo ao que dispõe o Decreto Legislativo 31, de 20 de junho de 2018, concede à Sra. Maria do Parto Mendes Rosas o Título de Cidadã Paulistana. Palácio Anchieta, 23 de novembro de 2018. Milton Leite, Presidente; Arselino Tatto, 1º Secretário; André Santos, Proponente; Mário Sérgio Maschietto, Secretário-Geral Administrativo; Breno Gandelman, Secretário-Geral Parlamentar.”

- Entrega do Título de Cidadã Paulista à Sra. Maria do Parto Mendes Rosas, sob aplausos.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Para a primeira foto oficial do evento, convidamos o seu filho Isac Rosas e a sua nora Carol Rosas.

- Registro fotográfico.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos todas as integrantes da Mesa para a foto oficial com a Sra. Maria Rosas.

- Registro fotográfico.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Para nos brindar com mais um pouco de seu talento, convidamos a cantora Giovanna Maira.

A SRA. GIOVANNA MAIRA - (Fora do microfone) - Eu quero pedir licença para quebrar o protocolo por dois minutos, para agradecer à Deputada Maria Rosas. Tornei-me conhecedora de seu trabalho, de sua pessoa, muito recentemente, num evento produzido pela Ana Karin, uma amiga muito querida que só tem trazido pessoas incríveis para minha vida, entre elas a Deputada Maria Rosas.
Como pessoa com deficiência, eu posso dizer da importância de ter alguém à frente de uma instituição idônea, lutando por nós, pelos nossos direitos, falando por nós, enxergando por nós, andando por nós; realmente faz toda a diferença nos nosso dia a dia e na nossa vida como um todo.
Quero agradecer especialmente porque hoje descobri que ela, além de tudo, é pastora, e isso ignifica que ela é uma mulher de Deus, uma mulher de fé. Eu acho muito importante ter uma pessoa como você, Maria Rosas, na política, levando não somente Deus para as pessoas, mas fazendo com que Deus chegue a todas as pessoas través de você e de suas ações, e agora, graças à sua eleição, chegue a todo o País. Eu acredito que nós podemos mudar um país, nós sozinhos, por meio de nossas atitudes, positividade, ações.
Obrigada, Deputada, por falar por mim, por enxergar por mim, por andar por mim, por ser essa pessoa que você é, lutando por mim e todos os meus colegas que se encontram na mesma situação que eu com uma deficiência, seja qual for.
Parabéns, que Deus ilumine essa sua jornada que só está começando.
Deus te abençoe. (Palmas.)

- Apresentação musical.

A SRA. GIOVANNA MAIRA - (Fora do microfone) - ((GRIFO))Con Te Partirò. Com você Maria Rosas, você vai com o nosso coração, partimos com você juntos em pensamentos, em espírito e em alma. Todos nós.

- Apresentação musical.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para o seu pronunciamento a mais nova cidadã paulistana, Sra. Maria Rosas.

A SRA. MARIA DO PARTO MENDES ROSAS - Boa noite a todos, senhoras e senhores. Cumprimento esta linda Mesa. Dra. Cliseida, temos uma história de sucesso na ABADS, voluntária da entidade há mais de 23 anos, lutando pelos direitos da pessoa com deficiência.
Ana Karin, uma maravilha de presente você me proporcionou nesta noite, mostrando que todos nós temos valor e potencial. E é a respeito disso que eu luto e digo que todos nós temos um valor precioso, ninguém aqui, a partir deste momento, vai sair desta noite sem levar para casa essa mensagem: você tem valor. Você é importante. Seja em qualquer área onde esteja, seja fazendo o que for, você tem valor.
Minha querida Rose, para quem eu passei com muito carinho e amor a ABADS, que me recebeu tão bem e foi o propósito pelo qual eu vim para São Paulo. Tenho certeza de que a ABADS está dando continuidade, porque o mesmo amor que eu dediquei ela está dedicando. Passei para a Rose.
Minha querida amiga Deputada Edna Macedo é uma pessoa que demonstra amor ao próximo também e luta pela justiça social. Nós conversamos muito, eu tenho certeza de que ela fará um excelente trabalho no Estado de São Paulo.
Minha queria amiga Carlinda Tinoco, trabalhamos juntas, por muitos anos, uma servindo a outra em prol das pessoas, das mulheres vítimas de violência doméstica. Muitos atendimentos, muita palavra, cuidado, carinho, dedicação, respeito, amor é realmente uma mulher que faz a diferença. Obrigada pela presença.
Agora, ao meu ilustre amigo de muitos anos, Vereador André Santos, que é uma pessoa que tem uma história de vida, também, não diferente da minha, dedicada ao próximo. Ele sempre se dedicou em dar o melhor para o próximo. Tem uma grande missão que está na cidade de São Paulo. Cada um de nós aqui tem uma missão, para tanto Deus nos colocou no devido lugar para fazer a diferença.
Vou falar agora para você, para este público que está aqui me prestigiando nesta noite. Este prêmio, esta homenagem, o Título de Cidadã Paulistana, recebo com muito carinho e orgulho, porque é o reconhecimento de um trabalho. Não de hoje, mas como bem disse o Vereador André Santos, isso é fruto de um trabalho de mais de 30 anos.
Nós não buscamos reconhecimento, não buscamos títulos, nós buscamos uma qualidade de vida, um reconhecimento e respeito a você. Cada um aqui tem uma história comigo. Cada um, de uma maneira ou de outra, me conhece de alguma parte do trabalho social que realizo. Dou graças a Deus por isso.
Um dia eu deixei de ser a professora que dava aula no colégio estadual, no colégio municipal para cumprir uma missão. Fui para muitos Estados: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Mato Grosso do Sul, e quando cheguei a São Paulo - como disse meu filho -, nós não sabíamos o que nos reservava. Mas eu disse para ele que quando Deus está na frente, tudo dá certo.
Tive a grata surpresa de estar na ABADS, conhecer profissionais comprometidos com a causa da pessoa com deficiência. Era um universo que eu não conhecia, não sabia nada dele, mas abracei a causa, porque é algo que faz a diferença na vida daquele que trabalha com essas pessoas, têm um potencial maravilhoso - que o diga a Giovanna Maira, uma cantora maravilhosa com uma linda voz.
Vocês ainda têm muito para conhecer, as pessoas com deficiência têm muito para dar, oferecer, contribuir. Eu agora estou num novo desafio que é estar em Brasília, eleita por São Paulo, mais uma vez São Paulo marcando a minha vida.
Agradeço de todo coração pelo carinho, pelo amor. Vou carregar aquele Título ali, vou deixar em Brasília, no gabinete, para que todos vejam que povo querido é o povo da cidade de São Paulo. (Palmas)
São Paulo é você, você representa São Paulo. Obrigada São Paulo. Obrigada a cada mulher, criança, jovem, criança que representa a ABADS, podem ter certeza que eu vou fazer o meu melhor. Como tudo que Deus colocou na minha vida, eu digo: eu faço, me entrego, com respeito, com carinho, com dedicação e, acima de tudo, muito amor. Estou falando aqui com o coração cheio de amor por você e pela nossa querida São Paulo.
Paulistana, agora, com muito orgulho e honra.
Muito obrigada, São Paulo. (Palmas)

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Agradecemos a presença do intérprete de Libras, Sr. Ryan Christian, que esteve conosco nesta noite. (Palmas)
Para o encerramento oficial da presente sessão, anunciamos as palavras do Sr. Presidente, nobre Vereador André Santos. (Palmas)

O SR. PRESIDENTE (André Santos - PRB) - Agradecemos a presença de todos vocês.
Está encerrada a presente sessão solene. (Palmas)